A Lotus guardou o melhor para o fim. E acaba de revelar o Exige 350 Special Edition, o último dos três modelos criados especificamente para celebrar os 50 anos da sua histórica fábrica de Hethel. Estão disponíveis apenas 50 exemplares, à semelhança do que aconteceu com o já esgotado Evora 400 Hethel Edition e com o Elise 250 Special Edition.
Na base do Exige 350 Special Edition está o modelo mais radical de sempre da Lotus, o Sport 350, ao qual foram adicionadas uma série de características especiais destinadas a reduzir o peso, a incrementar a performance e a conferir-lhe a necessária exclusividade, como seja a pintura específica ou vários itens de equipamento de série normalmente propostos como opção.
O motor é o conhecido 3.5-V6 sobrealimentado, a caixa é sempre manual de seis velocidades e o peso baixou 26 kg face ao do Exige Sport 350 (para 1.099 kg). As prestações são de referência, com 274 km/h de velocidade máxima e 3,9 segundos nos 0-100 km/h. Um tempo de 1m29,8s como melhor registo na pista de Hethel, prova a eficácia do novo desportivo.
A distingui-lo, o Exige 350 Special Edition tem o painel de acesso dianteiro revisto, semelhante ao do Exige Cup 360, os bancos desportivos em carbono (garantem uma redução do peso de 6 kg), as jantes de liga leve forjadas (permitiram ganhar 5 kg), os discos de travão ventilados de duas peças (poupam 5 kg) e a bateria de iões de lítio (reduz o peso em 10 kg). Para a carroçaria são propostas quatro cores (azul, branca, cinza metalizada e preta, sempre com listas contrastantes), ao passo que o interior pode ser revestido a pele preta ou a Alcantara com costuras contrastantes.