O segundo partido timorense, a Fretilin, congratulou este domingo António Guterres pela sua eleição para secretário-geral da ONU, considerando numa resolução aprovada no seu congresso nacional que representa uma “vitória da CPLP”.

“O IV Congresso Nacional da Fretilin, reunido entre 7 e 9 de outubro de 2016, congratula o senhor Engenheiro António Guterres pela sua eleição para as funções de secretário-geral das Nações Unidas e endereça os votos de sucesso em prol do bem da comunidade internacional”, refere o texto da resolução.

A resolução, uma de 12 já aprovadas no congresso que termina hoje, sublinha que a eleição do ex-primeiro-ministro português “é uma vitória da CPLP”, notando ainda que António Guterres “é amigo do povo de Timor-Leste e foi sempre um apoio firme a luta de libertação nacional”.

Recorde-se que o Conselho de Segurança da ONU escolheu na quinta-feira por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português como secretário-geral da organização, decisão que deverá ser ratificada na próxima semana pela Assembleia Geral da organização.