A fabricante de chocolates Mondelez International decidiu alterar, no Reino Unido, o formato do chocolate Toblerone: os tradicionais triângulos que o caracterizam agora apresentam um maior espaço entre si. A mudança representa uma alteração no peso do pacote de 400 gramas, que passou a ter 360 gramas, e no pacote de 170 gramas, que agora pesa 150.
.Segundo a empresa, a decisão foi tomada devido ao aumento do preço de “inúmeros ingredientes”.
Savings-driven redesign of the iconic Toblerone chocolate bar has not gone down well:https://t.co/gjD7tpkzdb #Toblerone pic.twitter.com/05aVek4pMd
— Dezeen (@dezeen) November 8, 2016
Num comunicado de imprensa divulgado na sua conta no Facebook, a Mondelez International justificou-se ao dizer que optou por mudar o formato do chocolate para impedir o aumento do preço e destacou que as alterações aconteceram em apenas “duas barras no Reino Unido, de uma ampla variedade de produtos disponíveis”.
A mudança, no entanto, não agradou os consumidores, que tornaram o assunto um dos mais comentados no Twitter, esta terça-feira.
The new #Toblerone.
Wrong on so many levels. It now looks like a bicycle stand.#WeWantOurTobleroneBack. pic.twitter.com/C71KeNUWF1— James Melville ???? (@JamesMelville) November 8, 2016
https://twitter.com/biscuitahoy/status/795964334396555264
OKAY GUYS. Let's try to look at this positively. The new #Toblerone would make such a lovely bookshelf… Right? pic.twitter.com/CD2EDqRsCz
— Laura Ellen Anderson (@Lillustrator) November 8, 2016
Oh no! What's next? #Toblerone #TobleroneGate pic.twitter.com/yd3In76QHA
— David Maninger (@Davemanin) November 8, 2016
A maioria dos comentários associaram a mudança à saída do Reino Unido da União Europeia, cujos impactos já estariam a ser sentidos na importação de produtos ao país, segundo os utilizadores.
UK… What have you done??? #Brexit #Toblerone pic.twitter.com/BmrrJWD8sf
— Enda Conway (@EndaConway) November 8, 2016
#toblerone #brexit I told you that leaving the EU would have serious consequences. Now I' m really upset. pic.twitter.com/w81cWYpNl4
— Mark Greenwood (@markcjgreenwood) November 8, 2016
Look what #Brexit has done to our chocolate bars ???? #Toblerone pic.twitter.com/S9fiDU0MBG
— Safwan AhmedMia (@SuperSaf) November 8, 2016
O grande número de comentários levou um porta-voz da empresa a ter de negar a relação entre a mudança no formato do Toblerone com o Brexit, citado pelo Telegraph. “A mudança não foi feita como resultado do Brexit”, assegurou. O porta-voz explicou ainda que, atualmente, a taxa de câmbio “não estava favorável” à empresa.
Já ao jornal Daily Mail, um representante da empresa relatou que a mudança teve a ver com a subida do preço do cacau.