O Ministério Público (MP) de Santa Maria da Feira deduziu esta quarta-feira acusação contra um médico que alegadamente filmava as jovens que se consultavam no seu gabinete, enquanto elas se despiam para serem auscultadas, através de um telemóvel escondido dentro de um estojo transparente que deixava poisado em cima da secretária.

Uma nota publicada na página oficial da Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto, informa que o médico terá incorrido em crime pelo menos em cinco situações, em 2014 e 2015, nas instalações de um Centro de Saúde do distrito de Aveiro. As alegadas vítimas são raparigas com idades entre os 11 e os 18 anos.

O comunicado da PGD refere que o médico começava a consulta, solicitando às pacientes que levantassem a camisola até à parte de cima do soutien, e que “seguidamente, ele próprio desapertava o soutien das jovens expondo os respetivos seios, prosseguindo as manobras de auscultação, sempre em posições que permitissem o registo das imagens pela câmara do telemóvel”.

Ainda segundo informações divulgadas pelas autoridades, foram encontrados no computador e em outros dispositivos de armazenamento eletrónicos imagens e filmes de caráter pornográfico, alguns deles relativos a jovens adolescentes do sexo feminino. O Ministério Público impediu entretanto que o médico continuasse a exercer, quer no serviço público quer no privado, até ao início do julgamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR