O Ministério da Defesa chinês defendeu a construção de instalações militares nas ilhas que controla no disputado Mar do Sul da China, na sequência da denúncia dos EUA da presença de sistemas antiaéreos em sete ilhas artificiais construídas pela China. As “necessárias medidas militares” nesses ilhéus são principalmente para defesa, são “legítimas e legais” e respondem a um aumento da presença de forças navais estrangeiras, refere um comunicado publicado pelo blogue oficial do Ministério de Defesa e citado, esta sexta-feira, pelo jornal China Daily.

A informação surge no jornal oficial um dia depois de ter sido divulgado um relatório do norte-americano Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), no qual é apontada a possibilidade de a China instalar armamento na área disputada.

A Iniciativa para a Transparência Marítima na Ásia (ATIM), parte do CSIS, utilizou imagens de satélite para alertar sobre a presença, antes não detetada, de alguns elementos hexagonais nas ilhas artificiais chinesas, que segundo os seus peritos poderiam ser radares ou sistemas antimísseis.
As ilhas encontram-se numa zona que a China disputa com as Filipinas, Vietname e outros países vizinhos no Mar do Sul da China, um conflito que no entanto diminuiu de intensidade com a chegada à presidência das Filipinas de Rodrigo Duterte, que decidiu distanciar-se da “proteção” dos Estados Unidos e aproximar-se de Pequim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR