A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no mercado de fogos de artifício de San Pablito, na cidade de Tultepec, a cerca de 40 quilómetros da Cidade do México, fez pelo menos 31 mortos e cerca de 70 feridos, avança a Reuters. Algumas pessoas continuam desaparecidas. Tultepec é conhecida pela indústria de pirotecnia, considerada “a capital do fogo de artifício”.

A causa da explosão é ainda desconhecida e está sob investigação. O acidente ocorreu minutos antes das 15h locais (21h em Lisboa) e os bombeiros demoraram cerca de três horas a controlar o fogo. Algumas casas mais próximas ficaram danificadas, segundo informações avançadas por Luis Felipe Puente, Coordenador da Proteção Civil mexicana. O mercado desapareceu, com mais de 80% das suas 300 barracas destruídas, confirmou o oficial de Estado Jose Manzur.

A imprensa local informou que havia cerca de 300 toneladas de fogo de artifício no local, no momento do acidente. O presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, enviou as condolências às “famílias dos que morreram neste acidente” e desejou uma rápida recuperação aos feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O coordenador da Proteção Civil pediu aos cidadãos, na altura do incidente, que se afastassem da área, para permitir o trabalho das equipas de emergência no combate ao incêndio e no socorro às vítimas.

Em 2005 um incêndio tomou conta do mercado, onde foram desencadeadas uma série de explosões que fizeram 128 feridos, incluindo vendedores e clientes. O mercado foi reaberto no ano seguinte com segurança reforçada. No México é comum celebrar-se o Natal e o Ano Novo com grandes foguetes e fogos de artifício.