A primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente eleito norte-americano, Donald Trump, já têm encontro marcado. Em princípio será na primavera que os dois líderes se vão encontrar pela primeira vez.

Downing Street, a residência oficial da primeira-ministra inglesa, confirmou a visita a Washington, naquele que será primeiro encontro ente os dois líderes. Na altura Trump já será presidente dos EUA (toma posse a 20 de janeiro). O encontro terá sido conversado entre os assessores de May e Trump. Fiona Hill e Nick Timothy são apontados como os responsáveis pelas conversas com os assessores de Trump.

Segundo o jornal The Telegraph, esta quinta-feira, a agência de notícias Bloomberg noticiou que os dois assessores da líder britânica estiveram nos Estados Unidos no início do passado mês de dezembro. Um porta-voz de Downing Street adiantou que “isto faz parte do processo que conduziu a primeira-ministra até ao presidente eleito Trump”. O mesmo porta-voz adiantou ainda que a visita a Washington foi sugerida por Theresa May a Donald Trump, sendo que o americano aceitou e sugeriu que o encontro fosse tratado pelas equipas de cada um. “O presidente eleito Trump concordou que seria útil estarmos e estamos satisfeitos por se ter conseguido que isso aconteça e a primeira ministra espera visitar o novo Presidente na primavera.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR