Cenário de conto de fadas, a capital checa é o sítio perfeito para um regresso ao passado. Não faltam igrejas, catedrais e monumentos, mas também lojas chiques, bons restaurantes e muitos bares onde a cerveja é rainha. Ideal para percorrer a pé, pelas suas ruas labirínticas e as suas praças históricas, onde saltam à vista belos exemplares do barroco, do gótico e do romântico.

Um hotel

O Augustine, instalado num antigo mosteiro do século XIII, mesmo perto da Ponte Carlos, tem claustros e quartos lindos, com vistas deslumbrantes, e um estilo muito romântico. Quarto duplo a partir de 220 euros. Letenská 12/33, Praga 1.

9-1

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um restaurante

O VKolkovně, um restaurante acolhedor, meio cervejaria, meio bistro, onde se podem beber boas cervejas e provar especialidades locais como joelho de porco. V Kolkovně 8, Praga 1. Aberto todos os dias das 11h às 00h. Reservas através do telefone: +420 224 819 701 Preço médio por pessoa: 15 euros.

DSC_0847

Um bar

O Prague Beer Museum, que pesar do nome não é nenhum museu, mas sim um bar local onde se podem provar dezenas de cervejas diferentes. Aconselha-se a degustação de cinco cervejas de 15 ml cada. Os copos vêm para a mesa num suporte de madeira e para ajudar na escolha há um menu a explicar todas as variantes de cada uma. Dlouhá 46, Praga 1. Aberto todos os dias das 12h às 03h.

DSC_1145

Uma loja

A Local Artists Se, uma loja de souvenirs diferentes: tem esfoliantes e champôs à base de cerveja, marionetas de madeira, chocolates deliciosos made in Praga e muito mais. Tudo com muito bom gosto e originalidade. Karlova 21, Praga 1. Aberta todos os dias das 10h às 23h30.

DSC_1115

Um café

O Kavárna, na Casa Municipal, um dos edifícios mais belos da cidade e que tem no seu rés-do-chão um dos cafés mais bonitos de Praga, estilo art nouveau, parece saído de um cenário de um filme. Náměstí Republiky 5, Praga 1. Aberto todos os dias das 7h30 às 23h.

DSC_1038

Um passeio

À beira rio, pelo parque de Kampa até à ponte da Legião. Uma zona muito calma, muito verde e de onde se pode apreciar bonitos edifícios como o da ópera de Praga, na margem oposta. Junto ao parque fica o Mural do John Lennon, um tributo feito aquando da morte do Beatle, numa altura em que a República Checa vivia ainda debaixo da alçada soviética e a música era proibida.

DSC_0927

Como ir

A TAP voa de Lisboa para Praga com tarifas a partir dos 300 euros. Do Porto há voos diretos a partir de 290 euros com a companhia Czech Airlines (CSA).

Artigo atualizado às 16h45 de dia 16.01.2017 para corrigir as informações sobre “como ir”.