O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Frank-Walter Steinmeier confessou, esta segunda-feira, que existe “preocupação” sobre as posições do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que a NATO é uma organização obsoleta. Steinmeir, que participa na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, disse que se encontrou esta segunda-feira com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg. E reagiu às recentes declarações do presidente eleito (Donald Trump): “Foram recebidas com preocupação”, adiantou o chefe da diplomacia de Berlim.

“As declarações contradizem as afirmações do responsável pela Defesa dos Estados Unidos”, acrescentou Steinmeir, referindo-se ao encontro mantido na semana passada com a Administração norte-americana, em Washington. As declarações de Donald Trump, após a publicação de entrevistas a jornais europeus no domingo, foram interpretadas como uma aproximação ao presidente russo, Vladimir Putin.

Ao mesmo tempo, Trump voltou a criticar a Aliança Atlântica. “Já disse há muito tempo que a NATO tem problemas”, disse o presidente eleito dos Estados Unidos numa entrevista publicada no The Times, no Reino Unido, e no Bild, na Alemanha. “Em primeiro lugar, (a NATO) é obsoleta porque foi delineada há muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão a desempenhar o papel que devem cumprir”, disse Trump nas entrevistas publicadas no domingo.

Steinmeir acrescentou que os comentários de Trump surpreenderam os ministros dos Negócios Estrangeiros que se reúnem esta segunda-feira em Bruxelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR