910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os sintomas do cancro da mama numa caixa de limões

Este artigo tem mais de 5 anos

Uma jovem designer britânica criou uma campanha, onde imagens de limões colocam "a nu" os sinais e sintomas do cancro da mama. Uma iniciativa que salva vidas.

4 fotos

A designer britânica Corrine Beaumont lançou uma campanha de sensibilização, onde um conjunto de imagens de limões ajudam a ilustrar os sinais o cancro da mama. A campanha tornou-se viral — já chegou a 7,3 milhões de pessoas nas redes sociais — e até já salvou vidas.

Ambas as avós de Corrine morreram com cancro da mama (uma aos 40 anos) e, após procurar mais informação sobre o assunto, a jovem entendeu que existem algumas lacunas, nomeadamente, sobre quais os sinais e sintomas e sobre como se deve proceder à palpação mamária.

Assim, a designer decidiu agarrar em limões e fazer limonada. Corrine fundou, há dois anos, a organização sem fins lucrativos Worldwide Breast Cancer e criou uma campanha de sensibilização a partir de uma série de imagens — seguindo o mote “conhece os teus limões” — que tornam os sintomas do cancro da mama visíveis e claros como água. A imagem mais conhecida, que se tornou viral, é a de uma caixa de ovos onde estão 12 limões, cada um a representar um sinal da doença.

Possíveis sinais e sintomas

  • Nódulos/caroços na mama ou axila
  • Alteração na forma da mama
  • Vermelhidão
  • Calor no peito
  • Pele irritada ou como “casca de laranja”
  • Líquido no mamilo

O objetivo de Corrine é mostrar às mulheres que sinais de alerta procurar, reafirmando a importância de olharmos e conhecermos o nosso corpo. Um estudo recente diz que em cada 1.000 mulheres um terço não observa, regularmente, os seios à procura de alterações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas pacientes não querem falar sobre os seus seios, nem sequer olhar para eles”, disse a designer à BBC.

A campanha é já antiga mas voltou à “ribalta” depois da britânica Erin Smith Chieze ter partilhado as imagens, explicando que foi graças à campanha que descobriu que estava doente: “Uma vez alguém partilhou uma imagem no Facebook de como o cancro da mama se parece. Não o que se sente mas como se parece”. Erin viu a imagem da caixa de limões e soube de imediato que tinha cancro. Erin referiu ainda outras campanhas de sensibilização para o cancro da mama que não são tão eficazes, dando o exemplo da partilha de um coração no Facebook.

Nós temos de dar informação real, não corações fofos. Sem ter visto a imagem por acaso com informação real, não sabia o que procurar.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.