Um pequeno círculo com dois pontos e uma linha curva. Este poderá ter sido o primeiro emoji alguma vez desenhado. Aconteceu em 1635 durante a verificação de documentos relacionados com as contas de uma pequena aldeia na Eslováquia.
O advogado assumiu que os documentos estariam em condições e, segundo conta o New York Post com base no jornal Barcroft News, ao assinar os papéis que o atestavam, Jan Ladislaides terá desenhado uma espécie de cara sorridente, como agora é comum de ver no teclado de emojis de qualquer smartphone.
Peter Brindza, diretor dos Arquivos Nacionais em Tencin, Eslováquia, contou ao Barcroft News não ter “a certeza se é o smile mais antigo da Eslováquia ou do mundo, mas garanto que é o mais antigo da região de Trecin”.
Antes desta descoberta, o emoji mais antigo estava datado de 1648 e tinha sido desenhado no poema “To Fortune” de Robert Herrick, em Inglaterra. O desenho encontrado na Eslováquia pode ser interpretado como uma cara estática/neutra, uma expressão indicativa de que existia alguma dúvida referente à aprovação dos documentos, mas Brindza garantiu que não havia nenhum problema com aquelas contas, assumindo assim que se trata de uma cara sorridente.
Os responsáveis pelos arquivos da região encontraram ainda um outro documento que, ao que parece, contém o desenho de uma mão de palhaço a apontar com um dedo. Mas ainda não existe nenhuma ligação entre o desenho e o texto do documento.
O primeiro conjunto de emojis digitais foi criado em 1999, por engenheiros japoneses, e a palavra “emoji” entrou para o dicionário de Oxford apenas em 2013. É estimado que, todos os dias, ejam enviados cerca de seis milhares de milhões de emojis em todo o mundo.