O Presidente da República vai esta quinta-feira, dia em que comemora um ano em Belém, condecorar Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva, que foram primeiras damas durante os mandatos de Jorge Sampaio e de Aníbal Cavaco Silva. Numa nota publicada na quarta-feira à noite no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa explica que “decidiu entregar” às “antigas primeiras-damas” as “insígnias das condecorações com que decidiu agraciá-las.” A cerimónia é às 18h00, no Palácio de Belém.
O Presidente da República lembra ainda, na mesma nota, que “Maria Manuela Eanes e Maria de Jesus Barroso tinham sido agraciadas pelo Presidente Jorge Sampaio.” Marcelo Rebelo de Sousa sempre rejeitou promover a figura da primeira-dama na sua Presidência e, logo na campanha, foi taxativo: “A Constituição não prevê tal cargo.”
Marcelo não é casado mas vive há muitos anos com Rita Cabral, que poderia assumir essa função. O que nunca aconteceu. A visão de Marcelo afasta-se de um modelo ao estilo norte-americano e nem sequer adota aquele que, informalmente, tem sido o português. Em dezembro, o Presidente encontrou-se com Maria José Rita e Maria Cavaco Silva na “Casa do Fraldinhas” da Ajuda de Berço, em Lisboa, na cerimónia de lançamento da Campanha Solidária “Swatch Docinho”, como demonstram fotos publicadas no site da Presidência.