Jorge Sampaio

Armando Vara

Armando Vara vai perder Ordem do Infante

2.690
O ex-ministro Armando Vara, que foi condecorado em 2005 por Jorge Sampaio, vai perder a Ordem do Infante, por ter sido condenado a pena de prisão superior a 3 anos. Não é o primeiro caso.
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio critica instituições democráticas

416
Jorge Sampaio disse que "é difícil manter a esperança", quando há crises por toda a parte e as instituições "não respondem às aspirações das pessoas", apelando à renovação dos partidos.
Jorge Sampaio

Sampaio "sacrificou talento para o golfe"

2.107
O Presidente da República destacou que Jorge Sampaio sacrificou o talento que tinha para o golfe para "servir Portugal", apesar de ter apoiado sempre iniciativas relacionadas com o golfe.
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio alerta para ameaças à liberdade

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio defendeu que a liberdade de opinião e de expressão se encontram ameaçadas em algumas sociedades democráticas.
Condecorações

Marcelo surpreende e condecora Jorge Sampaio

464
Marcelo Rebelo de Sousa, surpreendeu o antigo Presidente da República Jorge Sampaio ao condecorá-lo com o Grande-Colar Ordem do Infante D. Henrique pelo apoio aos estudos de jovens refugiados.
Crise dos Refugiados

Portugal é exemplo a acolher refugiados sírios

193
O Comissário Europeu Christos Stylianides enalteceu a iniciativa de Sampaio, a criação de uma plataforma de apoio aos estudantes sírios, considerando que foi fundamental para a sua adaptação.
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio: PCP e BE têm de se decidir

443
Em entrevista à revista do Expresso, o ex-Presidente da República elogiou Costa, PCP e BE. Também disse que é hora de os partidos decidirem se querem ficar no poder ou se voltam à 'wilderness'.
Canábis

Sampaio defende canábis para fins terapêuticos

1.105
Jorge Sampaio defende que existem provas e argumentos a favor da legalização da canábis para fins terapêuticos, a propósito do debate que na quinta-feira vai subir ao plenário.
PSD

Sampaio disse que trapalhadas teve Santana?

Santana Lopes disse três vezes no debate com Rui Rio que Jorge Sampaio nunca tinha falado dos episódios que o tinham levado a dissolver o Parlamento em 2004. O ex-PM tem razão ou a frase é enganadora?
Zé Pedro (1956-2017)

Sampaio. "Zé Pedro deixa um vazio irreparável"

1.097
O ex-Presidente da República, num depoimento enviado à Lusa, faz a história da sua relação com os Xutos & Pontapés, e afirma que "a partida do Zé Pedro deixa um vazio irreparável".
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio recupera de operação de risco

554
O antigo Presidente da República foi operado na semana passada depois de ter dado entrado nas urgências do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. Apesar da operação de risco, está a recuperar bem.
Jorge Sampaio

Sampaio defende debate com políticos populistas

251
O antigo Presidente defendeu a necessidade de debater com políticos populistas e de "levar a sério" as questões que eles levantam, num encontro com legisladores luso-americanos, em Lisboa.
CPLP

Sampaio. Maior envolvimento da CPLP contra a Sida

O ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu que "a estruturas já existentes da CPLP" podem assegurar uma melhor coordenação das estratégias de luta contra a Sida e a Tuberculose.
Biografia

Biógrafo de Sampaio agradece patrocínio financeiro

155
O apoio de grandes empresas foi abordado durante a apresentação do segundo volume da biografia de Sampaio. Marques Mendes não teve problemas em lembrar a socialistas tempos que eles querem esquecer.
Biografia

Sampaio teve bolsa para livro. Ninguém diz valores

5.724
Foi criada uma bolsa que financiou parte da biografia de Sampaio. Autor considera esses apoios "indispensáveis", que ao todo envolveram sete entidades. Ninguém revela valores nem o protocolo da bolsa.
Jorge Sampaio

Tristezas

1.931
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. H. Auden)
Presidente da República

O legado de Jorge Sampaio

744
Pelo péssimo uso que fez do poder de dissolução, ao não o usar quando devia e ao usá-lo sem justificação uns meses depois, Sampaio deu-nos os dois piores primeiros-ministros da história democrática.
Democracia

Entre Santana e Sócrates: duas culturas políticas

876
O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso.
País

Durão diz que Sampaio sabia da Cimeira das Lajes

Antigo primeiro-ministro garante que avisou ex-Presidente da República sobre a Cimeira das Lajes "quase imediatamente" após ter recebido o pedido de José María Aznar, ex-chefe do governo espanhol.
Jorge Sampaio

Os subalternos

2.326
Esta é a lição que Sampaio nos deu em 2004: em Portugal existe quem mande e os subalternos. Só percebendo essa lição se entende o fenómeno Sócrates e a tolerância face a António Costa.
Jorge Sampaio

Sampaio nega acordo para dissolver AR em 2004

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio negou qualquer tipo de combinação na dissolução do Parlamento em 2004 e afirmou-se uma pessoa "de boa fé" e sem arrependimentos.
Política

Santana diz que Sampaio cedeu a pressão da banca

151
É mais uma resposta de Santana a Sampaio. O ex-primeiro-ministro diz que não lhe faltava apoio do povo e que Sampaio cedeu à pressão da banca e de empresários para dissolver a Assembleia.
Biografia

Sampaio vs Santana. Fomos comparar as duas versões

209
Passaram 13 anos, mas ainda faz mossa. Sampaio revela, na sua biografia, como decidiu dissolver a maioria de Santana Lopes. Fomos ler o livro que Santana escreveu em 2006 e comparámos as duas versões.
Política

Santana questiona "formação moral" de Sampaio

1.275
Em artigo de opinião no Negócios, intitulado "Factos Alternativos", critica os "peritos em recriar a história" que gostam de "construir a sua própria verdade". A farpa tem um alvo: Jorge Sampaio
Política

Santana desafia Sampaio para debate na TV

1.849
O antigo primeiro-ministro desafiou o ex-Presidente da República para um debate civilizado perante as câmaras de televisão sobre os factos ocorridos em 2004 e que resultaram no fim do seu mandato.
Jorge Sampaio

Demissão de Vara foi uma iniciativa de Guterres 

A demissão do ex-ministro Armando Vara do executivo de António Guterres, em dezembro de 2000, resultou de uma proposta do ex-chefe do Governo e não de uma exigência do então Presidente da República, revela o constitucionalista Jorge Reis Novais.
Jorge Sampaio

Sampaio revela que Guterres ficou "à rasca"

140
O antigo Presidente da República Jorge Sampaio revela que António Guterres ficou "absolutamente à rasca" por ter anunciado a candidatura a Belém à margem do PS, mas defende que foi a forma de "manter a independência até ao fim".
Presidência da República

Marcelo condecora antigas primeiras damas

Presidente da República não concorda com existência do cargo, pois não está na Constituição. Mas, no dia em comemora um ano de Presidência vai condecorar as duas últimas primeiras damas.
Donald Trump

Em Portugal, o perigo não é um Trump, mas um Putin

1.196
A ameaça à democracia em Portugal não vem do populismo, mas do estatismo: das cliques políticas decididas a usar o Estado para expandir as suas clientelas e constranger a vida pública.
Jorge Sampaio

Sampaio lança apelo contra populismo no pós-Trump

128
O ex-Presidente Jorge Sampaio lançou hoje um apelo para travar a "corrida para o abismo" potenciada pelo Brexit e pela vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas.
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio internado por problema cardíaco

Ex-Presidente da República está hospitalizado desde terça-feira mas terá alta esta tarde. Em causa esteve um episódio de tensão alta que motivou problemas cardíacos, mas exames não causaram alarme.
Timor-Leste

Soares e Sampaio condecorados em Timor

310
Mário Soares e Jorge Sampaio vão ser condecorados com a mais alta condecoração timorense para estrangeiros. O Grande-Colar da Ordem de Timor-Leste vai ser entregue por Taur Matan Ruak a 28 de outubro.
Saúde Pública

"Vi tanta ignorância em relação à turberculose"

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio, fez o discurso de abertura numa conferência sobre Saúde onde se discutem pandemias, desigualdade sociais na saúde e, até, a procura da felicidade.
Jorge Sampaio

Sampaio propõe resposta para refugiados

Jorge Sampaio propôs, num encontro durante a Cimeira dos Refugiados e Migrantes na ONU, um mecanismo de resposta rápida para jovens universitários em situações de emergência.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo, Sampaio e Guterres chegam juntos à ONU

575
Marcelo, Sampaio e Guterres cruzaram-se há 20 anos no palco da política nacional, como líder do PSD, Presidente da República e primeiro-ministro, respetivamente.
Jorge Sampaio

"Se isso acontecesse atirava a mesa ao ar"

1.236
Em entrevista à RTP 3, Jorge Sampaio falou sobre o Brexit e sobre o futuro da União Europeia. E exaltou-se quando falou de eventuais sanções económicas a Portugal.
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio quer que empresas empreguem sírios

Jorge Sampaio apela a empresários portugueses que deem emprego a estudantes sírios que estudam no país, ressalvando que esta é uma boa oportunidade para as empresas já que "são pessoas muito dotadas".
Iraque

Sampaio pensava que Cimeira era para evitar guerra

647
Jorge Sampaio diz que não lhe cabia, enquanto Presidente, autorizar a Cimeira que decidiu pela invasão do Iraque, mas que nunca concordou com a entrada naquele País.
Jorge Sampaio

Marcelo deverá "demonstrar que pode ser estadista"

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio elogiou na quarta-feira o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, e confessou estar pessimista com a crise de refugiados. 
Eleições

Sampaio: Guterres é "excelente candidato" à ONU

O ex-Presidente da República disse hoje que António Guterres é um "excelente candidato" e uma candidatura pela qual vale a pena lutar, mesmo não sendo um processo fácil.
Presidenciais 2016

Os resultados das presidenciais desde 1976

293
Oito eleições, quatro Presidentes eleitos. Nesta infografia, pode recordar quem já se candidatou e os votos que tiveram desde as primeiras eleições, em 1976.
Presidenciais 2016

Presidentes de todos os portugueses. A sério?

158
É a máxima preferida de Presidentes e candidatos. Mas será que, na prática, os chefes de Estado foram equidistantes, meros moderadores? Revisitámos a história e ouvimos quem sabe à procura de resposta
Presidenciais 2016

Quem manda no Palácio de Belém?

Coordena os serviços de Belém e pode até representar o Presidente da República. É o chefe da Casa Civil do representante máximo da República e uma das figuras mais poderosas de Portugal.
Presidenciais 2016

O que prometeram eles quando tomaram posse?

Com o aproximar das eleições presidenciais vale a pena relembrar os discursos de tomada de posse dos anteriores Presidentes da República. Sabe quem disse o quê?
Presidenciais 2016

Quando eles mudaram a Presidência

Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram Presidentes muito diferentes com os mesmos poderes. Afinal até onde cada um foi mais longe no exercício do cargo?
Presidenciais 2016

Candidatos do passado. Como eles eram, em 40 fotos

197
As primeiras presidenciais pós-25 de abril fazem agora 40 anos. Recorde as imagens que marcaram as oito campanhas e os protagonistas que ficaram para a História.
Presidenciais 2016

Eleições presidenciais em 8 takes

30 anos de Presidência da República em 8 takes. Já tivemos um Presidente militar, lutas fraticidas à esquerda e só uma vez houve eleição a duas voltas. Uma viagem pela História.
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa com apoio formal de Jorge Sampaio

122
Depois da presença na sessão de apresentação da candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa, Jorge Sampaio declara agora o apoio formal, com a sua assinatura.
Presidenciais 2016

Sampaio foi quem mais usou o Conselho de Estado

Sampaio foi o Presidente que mais reuniu o Conselho de Estado, muito por causa de Macau. Pelo contrário, Eanes foi quem convocou os conselheiros menos vezes. Cavaco foi o mais equilibrado.
Lisboa

Sampaio discute combate ao terrorismo em Lisboa

Jorge Sampaio e o vencedor do Prémio Norte-Sul André Azoulay são dois dos oradores do Fórum Lisboa vai debater a radicalização e o terrorismo, entre esta quinta e sexta-feira.
Governo

Sampaio: PR a demitir Governo seria inédito

493
Jorge Sampaio afirma que a Constituição portuguesa, depois da revisão 1982, dificulta a demissão do Governo e por isso é que essa figura nunca foi utilizada. Em 2004, Sampaio dissolveu a AR.
Jorge Sampaio

Sampaio critica Europa na política dos refugiados

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, considera que a "falta de liderança política" da crise dos refugiados se "tornou gritante no plano europeu, bem como a incapacidade de a Europa agir e reagir a uma só voz".
Governo

Sampaio quer Governo que passe na AR

2.500
O ex Presidente da República defendeu uma solução rápida, mas que passe no Parlamento. Não o defendeu diretamente, mas ficou implícito que Sampaio apoia a solução de António Costa.
Governo

Soares demorou 25 dias a tomar decisão

2.334
Depois da moção de censura que derrubou Cavaco em 87, só houve novo Governo 144 dias depois. Pelo meio, Cavaco assinou acordo internacional para entregar Macau à China.
Governo

Sampaio decidiu depois de 10 dias e 17 audiências

220
A 'lista' de personalidades chamadas a Belém por Sampaio incluiu ex-primeiros-ministros e ex-Presidentes, constitucionalistas, políticos de esquerda e de direita. Mas Santana só durou 3 meses.
País

Estudam em Portugal para reconstruirem a Síria

346
A Universidade Lusófona recebeu na terça-feira dez estudantes sírios selecionados para uma bolsa de estudo. Entre eles está Mustafa, um génio da matemática, e Ali, um inventor na área da saúde.
Crise dos Refugiados

Jorge Sampaio reclama apoio para estudantes sírios

O presidente da Plataforma Global de Apoio Académico aos Estudantes Sírios (APGES), que hoje recebeu 40 bolseiros da Síria, reclamou uma agenda humanitária de apoio internacional para o ensino universitário daqueles refugiados.
Crise dos Refugiados

Jorge Sampaio critica falta de resposta da UE

O ex-presidente da República Jorge Sampaio criticou a "ausência de uma estratégia europeia" e a "incapacidade de atuar em tempo útil" na resposta à crise dos refugiados.
Saúde

Maria José Ritta hospitalizada de urgência

125
A antiga primeira-dama, mulher de Jorge Sampaio, foi operada de urgência no Algarve, onde se encontrava de férias.
Crise dos Refugiados

Sampaio e Santana trocam sorrisos

114
Santana Lopes e Jorge Sampaio juntos para atribuir bolsas de estudo a estudantes sírios. As "memórias" e o "coração" ficam ao largo, "a causa é que conta".
Mundo

Jorge Sampaio acusa "impotêcia decisória" da UE

Jorge Sampaio criticou a União Europeia (EU) por ter revelado uma "impotência decisória" e "egoísmos nacionais", numa cerimónia de atribuição do Prémio Mandela da ONU.
Crise dos Refugiados

"Mau" e "podre" já foi. Sampaio e Santana unidos

243
Há dez anos, Sampaio resistiu a dar posse a Santana como primeiro-ministro e cinco meses depois dissolveu o Parlamento. Agora, uniram-se para ajudar refugiados.
Relações Internacionais

"Países falharam ao não protegerem os mais fracos"

531
O antigo Presidente Jorge Sampaio disse nas Nações Unidas, durante o discurso de aceitação do prémio Nelson Mandela, que a comunidade internacional falhou ao não proteger os mais fracos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)