Três explosões perto do hotel onde o Borussia de Dortmund estava hospedado, em Wittbräucker e a somente dez minutos do estádio Signal Iduna Park, atingiram na tarde desta terça-feira o autocarro do clube alemão (as rodas terão mesmo rebentado com as explosões) e feriram pelo menos um jogador, o catalão Marc Bartra. Questionada sobre a hipótese de atentado terrorista, a polícia reitera que mantém todas as possibilidades em aberto neste momento. Em conferência de imprensa, a polícia revela que encontrou uma carta suspeita junto ao local onde ocorreram as explosões. Na carta é reivindicada a autoria do ataque, mas a polícia ainda não conseguiu confirmar a autenticidade da mesma.

A polícia confirmou ter indícios que o autocarro do Dortmund era mesmo o alvo do ataque e que os explosivos foram detonados no momento da passagem no local. No entanto, as autoridades desconhecem de que forma foram detonados os explosivos, estando a investigar a possibilidade de o autor estar a observar o local enquanto aguardava pelo momento certo para o ataque. A polícia foi questionada sobre rumores que indicavam que o Dortmund tinha sido chantageado, ao que o respondeu: “É a primeira vez que estamos a ouvir falar disso”. As autoridades anunciaram ainda que amanhã o jogo vai ocorrer envolvido num forte dispositivo de segurança.

A polícia alemã tem estado a dar diversas informações no Twitter. Durante a tarde informou, por exemplo, que estava a utilizar um drone na zona na procura de novos explosivos. Foi também através da conta da polícia nesta rede social que foram divulgados os indícios de que os explosivos estariam escondidos em arbustos junto ao parque de estacionamento do hotel. A polícia aproveitou também para agradecer à população que fez questão de levar café quente aos agentes.

Bartra — colega de equipa do português Raphael Guerreiro — terá ficado ferido no rosto e braço depois de ter sido atingido por estilhaços de vidro, foi encaminhado para o hospital local, mas estará livre de perigo. De acordo com o clube, Bartra vai ser operado na sequência da fratura do braço atingido e para retirar estilhaços do corpo. O pai do jogador Mikel Merino disse ao Carrussel Deportivo da Cadena Ser, citado pelo diário desportivo AS, que “os jogadores estão afetados”. O pai de Mikel dizia ainda que o jogador acompanhou Bartra na ambulância, dizendo que o jogador catalão estava em “choque”, mas com apenas com “alguns cortes.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O guarda-redes Roman Bürki também já falou ao jornal alemão Blick e conta que, quando saíram do hotel, houve uma “explosão gigante”. Bürki, que estava sentado no lugar atrás de Bartra, acrescenta como foi a reação da equipa: “Após o estrondo, atirámo-nos todos para o chão do autocarro. Não sabíamos se algo mais tinha acontecido.”

O diretor geral do Dortmund, Hans-Joachim Watzke, também confessou que “toda a equipa está em estado de choque”, dizendo esperar que “a equipa, de um modo ou de outro, tenha a capacidade para entrar em campo”.

Quanto ao jogo contra o Mónaco a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Dortmund anunciou que este foi adiado para amanhã, quarta-feira, às 17h45. Uma decisão que a UEFA, através do seu porta-voz, Pedro Pinto, confirmaria logo depois.

A polícia alemã garante que não há perigo de nova explosão perto do estádio — que entretanto, e a pouco minutos do começo do jogo, se encontrava repleto de adeptos no interior e nas imediações. “Pouco depois das 19h00 registou-se uma explosão próxima do autocarro do Borussia Dortmund. Segundo as informações de que dispomos, as rodas do autocarro rebentaram e uma pessoa ficou ferida. Por agora não se pode determinar com exatidão o que provocou o incidente”, lê-se num comunicado da polícia.

Entretanto, e segundo o porta-voz da Polícia de Dortmund, Gunnar Wortmann, “foram detonadas três cargas de explosivos”, acrescentando este que “ainda não se pode revelar a causa” das explosões.

https://twitter.com/alber_ps/status/851864868848361472

O Borussia de Dortmund, através do Twitter, agradece a “paciência” e “compreensão” dos adeptos do Mónaco, bem como pelos cânticos a apoiar a equipa alemã. “Dortmund! Dortmund!”, cantam os adeptos da equipa monegasca que se encontra no estádio. O Mónaco também partilhou vídeo do momento.

Entretanto, a polícia alemã informou que os adeptos já saíram quase todos do estádio e estão a caminho das suas casas em segurança. Como o jogo foi adiado, o Dortmund revelou nas redes sociais que os adeptos alemães estão a oferecer as suas casas para os adeptos do Mónaco pernoitarem. Para facilitar esse processo, foi criada pelo Dortmund a hastag #bedforawayfans .

Manifestações de solidariedade de Rajoy aos “três grandes”

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, reagiu, desejando uma “rápida recuperação” a Marc Bartra.

Os três maiores clubes de Portugal, o Benfica, o Sporting e o FC Porto também já manifestaram solidariedade para com o clube alemão e para com o jogador ferido na sequência das explosões. O Benfica escreveu: “Esperamos que todos estejam bem, após o incidente em Dortmund.” Já o Sporting, “marcou” o Borussia de Dortmund e Bartra no Twitter, dizendo: “Os nossos pensamentos estão com vocês. Força”. O FC Porto também escreveu estar “solidário” com o clube e o jogador.