Mais uma ronda de testes levada a cabo pelo consórcio europeu de segurança, com o Euro NCAP a avaliar agora os atributos dos novos Skoda Kodiaq, Mini Countryman, Nissan Micra e Suzuki Swift. Resultados maioritariamente positivos, embora, no caso das propostas japonesas, os melhores tenham sido obtidos pelas suas versões equipadas com os pacotes de segurança, disponíveis apenas como opcionais.
A este propósito, o Euro NCAP decidiu destacar o facto de todos os modelos terem alcançado as cinco estrelas na protecção de ocupantes adultos, crianças e peões. Ficando as diferenças na respectiva classificação final a dever-se aos sistemas de assistência à condução oferecidos por cada um deles.
[jwplatform fIbCmaXJ]
No caso do SUV checo, é mais um Skoda a alcançar a pontuação máxima nos testes do Euro NCAP, incluindo no seu equipamento de série o sistema de travagem autónoma de emergência (AEB) com reconhecimento de peões. Já no Mini a travagem automática também é de série, e a detecção de peões um opcional, mas isso não impediu o modelo britânico de também alcançar a classificação máxima.
Quanto ao Nissan, o AEB e o sistema de assistência à travagem de emergência fazem parte de um pack de equipamento opcional, pelo que o utilitário nipónico recebeu quatro estrelas na sua versão standard, e cinco estrelas quando dotado deste pacote. O Suzuki é o único a não disponibilizar, nem como opção, o reconhecimento de peões, e até o AEB é um opcional, pelo que recebeu três estrelas na versão “normal”, e quatro estrelas quando equipado com a travagem autónoma de emergência.
[jwplatform YPUa4X3c]
Em concreto, o Kodiaq registou 91% na protecção dos passageiros adultos, 79% na protecção das crianças, 79% na protecção dos peões e 72% nos dispositivos de assistência à condução, para uma classificação final de cinco estrelas. O Countryman foi merecedor de 90% na protecção dos passageiros adultos, de 80% na protecção das crianças, de 64% na protecção dos peões e de 51% nos sistemas de assistência ao condutor, recebendo, também ele, cinco estrelas na avaliação global.
Na sua versão de série, o Micra garantiu 91% na protecção dos passageiros adultos, 79% na protecção das crianças, 68% na protecção dos peões e 49% nos dispositivos de assistência à condução, para uma classificação global de cinco estrelas. Com a versão equipada com o opcional pack de segurança a ver melhorados os seus registos na protecção dos peões (79%) e nos dispositivos de assistência á condução (72%), o que justifica uma classificação final de cinco estrelas.
[jwplatform gX41w8mY]
Por fim, o Swift, na sua versão standard, garantiu 83% na protecção dos passageiros adultos, 75% na protecção das crianças, 69% na protecção dos peões e 25% nos dispositivos de assistência à condução, não indo além das três estrelas na classificação final global. Uma vez equipada com o opcional pacote de segurança, a protecção dos adultos aumenta para 88%, e a classificação dos dispositivos de segurança evolui para 44%, passando a classificação final a ser de quatro estrelas.
[jwplatform 6dsooaNn]
A propósito desta nova ronda de testes, Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, referiu que a instituição “começou a recompensar os sistemas de travagem autónoma de emergência com reconhecimento de peões no ano passado, e assistimos a uma rápida disseminação dessa tecnologia. Esperamos que seja igualmente rápida a adopção de sistemas AEB que detectem ciclistas quando tais sistemas passarem a fazer parte da nossa classificação a partir do próximo ano”.