“Conheça Vítor Oliveira, o treinador que conseguiu subir de divisão cinco épocas seguidas”. É este o título do artigo que o britânico The Guardian dedica esta quinta-feira ao técnico português, recordista mundial das subidas de escalão no futebol profissional, dono de um palmarés de 10 promoções, cinco delas consecutivas, em 63 anos de vida e 32 de carreira — e continua a contar.

E eis que finalmente o mundo conhece aquilo que por cá é mais do que sabido — Vítor Oliveira, jogador mediano de Leixões, Paredes, Famalicão, Sporting de Espinho, Braga e Portimonense é um treinador com toque de Midas que tem levado ao escalão principal do futebol as mais variadas equipas ao longo da carreira. Dez, ao todo: Paços de Ferreira, Académica, União de Leiria, Belenenses, Leixões, Arouca, Moreirense, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Portimonense.

Vítor Oliveira. “Na estreia, empatámos 6-0 na Luz”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tendo tido 22 cargos de treinador em 17 clubes portugueses durante a sua longa, e ainda em curso, carreira, Vítor Oliveira demonstrou que tem uma extraordinária e irrepreensível veia de nómada. Mas o homem, de 63 anos, é conhecido em todo o país por muito mais do que apenas pela sua vontade de viajar. Durante a sua carreira de treinador, Oliveira conseguiu 10 promoções, incluindo um ciclo sem precedentes de subidas consecutivas nas últimas cinco temporadas”, é como o diário começa por apresentar o português.

Futebol. Vítor Oliveira, um elevador automático de Primeira

Em dez parágrafos, o The Guardian resume a carreira do técnico de Matosinhos, desde o Portimonense, que começou a treinar depois de arrumar as chuteiras, aos 31 anos, em 1985, ao… Portimonense, para onde voltou na época 2016/2017, nada menos que para ser campeão.

Apesar de o início ter sido pouco auspicioso — “Neste primeiro emprego mostrou poucas das qualidades que o ajudariam a construir o seu nome e rapidamente deu por si à procura de emprego alternativo” –, o jornal britânico não espera senão grandiosos feitos do treinador português que, ao contrário do que tem acontecido nas outras temporadas, decidiu ficar no clube que ajudou a levar para a I Liga, em vez de procurar outro para promover. “Talvez ele fique por lá e tente ganhar a Primeira Liga, o campeonato que ainda lhe falta conquistar.”