O tubarão azul foi capturado numa das praias da ilha Maiorca, em Espanha, no passado domingo. O animal causou o pânico aos banhistas, e a praia de Illetas teve de ser evacuada. Foi visto pela primeira vez no passado sábado, quando nadou perto da costa nas praias de Cala Major e Can Pastilla, próximas de Palma, a capital da ilha. Fotografias mostravam o tubarão a nadar a poucos metros dos banhistas.
O nadador-salvador rapidamente hasteou a bandeira vermelha e ordenou que todos os banhistas saíssem da água.
A Guarda e a Proteção Civil controlaram a área durante várias horas, para se certificarem que o tubarão não reaparecia.
Yup, that's a shark! Never seen a beach clear so quickly! #illetes #illetesbeach #shark #jaws pic.twitter.com/qUjfPQS1Bc
— Tim Prottey-Jones (@TimProtteyJones) June 24, 2017
O animal foi localizado e capturado na praia de Illetas, perto de Magaluf, durante a tarde de domingo. Um jornal local, o Diário de Maiorca, reportou que o tubarão foi encontrado com uma ferida de grande gravidade, aparentemente causada pelo arpão utilizado.
Não se sabe se o animal foi ferido antes ou depois de ser visto na praia. Os especialistas do aquário de Palma dizem que o tubarão estava a morrer e eles estavam a considerar se era, ou não, uma boa ideia acelerar esse processo.
Um porta-voz do conselho de Calvia, confirma que o tubarão azul se aproximou da costa entre as 12h00 e as 13h00 e pensa-se que foi o mesmo que acabou por ser capturado, no domingo.
Ele foi mantido sob controle e a praia está a ser bem vigiada hoje”, acrescentou.
Brit holidaymakers in #Jaws remake for real as shark spotted on #illetas #mallorca beach pic.twitter.com/MpLTbdrpnk
— Corker in Majorca (@corkerinmajorca) June 25, 2017
Uma testemunha publicou na sua conta de Facebook: “Todos para fora da água, gritou o nadador-salvador. Ele meteu a bandeira vermelha na praia de Cala Major e estavam lá três tubarões – o mais pequeno deles todos tinha um metro e meio“.
É uma pena que eles tenham de chegar tão perto dos seres humanos, nós estamos a destruir o nosso ecossistema e eles têm de sobreviver”, acrescentou.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=488642528148623&set=a.109919092687637.1073741829.100010086394561&type=3&theater
Os tubarões azuis, podem medir até 3,80 metros, normalmente alimentam-se de peixes e lulas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Comida e para a Agriculta, as pessoas caçam tubarões para estes servirem de comida, por exemplo para a sopa de barbatana de tubarão. Já a sua pele é normalmente utilizada para fazer lixa e ferramentas.