A polémica atingiu tais proporções que Gentil Martins, um dos mais reconhecidos cirurgiões do país, foi obrigado a vir esclarecer as suas declarações publicadas no sábado no Expresso. Em entrevista ao semanário, Gentil Martins disse ser “completamente contra os homossexuais”, uma opção sexual que considerou uma “anomalia”, “um desvio de personalidade” comparável ao comportamento sadomasoquista e ao de “pessoas que se mutilam”.

Ordem vai abrir inquérito a Gentil Martins por dizer que homossexualidade “é uma anomalia”

Depois de ter também apelidado Cristiano Ronaldo de “estupor moral” por ter recorrido a barrigas de aluguer para ser pai, levantou-se uma onda de críticas à qual Gentil Martins resolveu responder. Numa nota publicada na página do Expresso, o cirurgião escreve:

Face à minha entrevista ao Jornal Expresso e dada a celeuma, que nunca desejaria que tivesse acontecido, gostaria desde já esclarecer que me limitei a responder a perguntas directas dos entrevistadores do Expresso.

Quanto a Ronaldo não ser exemplo, referia-me exclusivamente à escolha por “Barrigas de Aluguer”, permitidas por lei, mas das quais discordo totalmente, quer como Pediatra quer como Ser Humano. Isso nada tem a ver com os excepcionais méritos desportivos de Ronaldo, nem com a sua generosidade para com Instituições Sociais e crianças com dificuldades.

Por outro lado nunca foi minha intenção ofender a Mãe de Ronaldo, pessoa que não conheço pessoalmente.

Quanto à homossexualidade, lamento quem sofra com essa questão, que continuo a considerar anómala, sem no entanto deixar de respeitar os Seres Humanos que são.

A Ordem dos Médicos já recebeu queixas referentes às declarações de Gentil Martins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR