Pequeno fabricante de superdesportivos, a Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) acaba de obter da entidade federal norte-americana responsável pela segurança rodoviária, a National Highway Traffic Safety Administration, o estatuto de “fabricante automóvel de pequenos volumes”. Situação que lhe permite avançar para uma produção de até 325 veículos por ano, os quais têm, inclusivamente, já preço definido: a partir de 2 milhões de dólares, ou seja, mais de 1,7 milhões de euros.
Até aqui condicionada ao fabrico de apenas algumas unidades, a pequena companhia fundada pelo investidor norte-americano Jim Glickenhaus sobe assim de nível, ainda que com uma oferta que, actualmente, se resume a um só modelo, o SCG 003. Embora este seja proposto em três variantes: S, sinónimo de Stradale e que é a versão supostamente standard, homologada para utilização em estrada; C, de Competizione, e que é a variante para utilização exclusiva em pista; e CS, ou Competizione Stradale, a versão mais radical, ainda que com ajustes que lhe permitem a homologação para utilização na via pública.
Já com as necessárias autorizações para poder produzir maior número de exemplares, a companhia americana prepara-se para expandir a produção, sendo que as expectativas são de que a SCG possa vir a fabricar entre quatro e seis unidades do SCG 003 ainda em 2017, e oito a 10 durante o próximo ano.
Quanto ao SCG 003S, deverá surgir equipado com um V8 4,4 litros biturbo de 750 cv de potência e 800 Nm de binário, acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, sendo que o fabricante estima que o superdesportivo possa acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,9 segundos, com o ponteiro da velocidade a atingir como máximo os 349 km/h. Isto, graças também a um chassi em fibra de carbono que ajuda a anunciar um peso de apenas 1.300 kg.
Já a versão de pista SCG 003C recorre a um V6 3,5 litros biturbo de origem Honda, a anunciar cerca de 500 cv de potência, sendo que, graças a uma forte componente aerodinâmica, consegue suportar forças de até 2,5 G em curva.
Já testado em competição, nas 24 Horas de Nürburgring, o fabricante estima que o SCG 003C consiga fazer uma volta ao circuito alemão em 6m33s. O que indicia que a versão de estrada pode vir a ser o modelo de produção mais rápido que já passou pelo “Inferno Verde”.