Rádio Observador

Presidente Trump

Trump afasta diretor de comunicação. Scaramucci sai 10 dias depois de ser nomeado

336

Donald Trump afastou o seu diretor de comunicação da Casa Branca. Anthony Scaramucci estava no cargo apenas há dez dias. Despedimento terá sido exigido pelo novo chefe de gabinete, John Kelly.

Mark Wilson/Getty Images

O presidente norte-americano Donald Trump afastou o diretor de comunicação da Casa Branca, Anthony Scaramucci, apenas 10 dias depois de o ter nomeado. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo The New York Times e já confirmada pela Casa Branca. De acordo com o jornal, o despedimento terá sido exigido pelo novo chefe de gabinete, John Kelly, ainda que a administração diga que a iniciativa de abandonar o cargo partiu do próprio. O próprio Kelly assumiu o cargo apenas na sexta-feira passada, em substituição de mais uma baixa na equipa mais próxima de Trump.

Num curto comunicado, a Casa Branca diz que Anthony Scaramucci vai abandonar o seu cargo como diretor de comunicação. “O Sr. Scaramucci achou que era melhor dar espaço ao novo chefe de gabinete para recomeçar do zero e escolher a sua própria equipa. Desejamo-lhe o melhor”.

Scaramucci, um homem que Trump foi buscar ao mundo das finanças, começou logo a dar nas vistas ao usar uma linguagem colorida, ou obscena, consoante as versões, para criticar o responsável pela estratégia da Administração Trump, Stephen Bannon, em declarações publicadas na New Yorker.

Outro dos alvos do discurso descontrolado do novo diretor de comunicação foi Reince Priebus, a quem “mimou” com os qualificativos de “maldito esquizofrénico” e “paranoico”. Scaramucci vaticinou a queda de Priebus, o que veio a confirmar-se na passada sexta-feira.

Não terão sido apenas as palavras inconveniente do diretor de comunicação mais breve da história recente da Casa Branca a ditar o seu afastamento. A imprensa norte-americana adianta que a decisão de retirar o cargo a Scaramucci surgiu depois deste se ter vangloriado de reportar diretamente ao presidente e não ao seu chefe de gabinete. Ora, John F. Kelly avisou, numa reunião realizada esta segunda-feira com o staff de Donald Trump, que seria ele a assumir o comando.

O general na reforma John Kelly, ex-secretário da Segurança Interna, substitui no cargo de secretário-geral da Casa Branca, Reince Priebus, demitido por Trump na passada sexta-feira. Kelly vai usar a sua experiência militar para lidar com uma administração confrontada com uma agenda legislativa com atrasos significativos, divergências internas na sua equipa presidencial e várias investigações à sua atuação.

Caos? Trump responde com a bolsa e a economia

Ainda antes de ser conhecida mais esta demissão, o presidente americano reagia contra a tese do “caos” na sua administração, que ganha força nos órgãos de comunicação americanos, contrapondo os números positivos da economia americana e do mercado de capitais.

Scaramucci, um homem que trabalhou em Wall Street mas que já tinha passado por campanhas de candidatos republicanos, foi contratado a 21 de julho, meses depois da partida de Michael Dubke. Dubke esforçou-se por construir uma estratégia de comunicação coerente, quando a administração Trump já se debatia com inúmeras controvérsias. O ex-novo diretor de comunicação foi contratado no mesmo dia que outro homem polémico do gabinete, o assessor de imprensa Sean Spicer, se demitiu alegadamente contra a escolha de Scaramucci.

A escolha de Scarmucci terá sido feita por influência de Ivanka Trump e do seu marido, numa tentativa de remover Reince Priebus, um dirigente histórico do Partido Republicano, do gabinete do presidente. Ainda que a contratação tenha durado pouco tempo, Scarmucci terá cumprido o objetivo, na medida em que fez cair o antigo chefe de gabinete de Trump. Apesar de ter perdido o cargo, não é ainda claro se o financeiro vai continuar a trabalhar na Casa Branca de Donald Trump.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: asuspiro@observador.pt
Legislação

Menos forma, mais soluções /premium

Helena Garrido

É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)