Rádio Observador

Segurança

Stelvio, Arteon, Insignia, i30 e Ibiza brilham

O Alfa Romeo Stelvio, VW Arteon, Opel Insignia, Hyundai i30 e Seat Ibiza receberam a classificação máxima nos testes de segurança do Euro NCAP. O Ford Mustang foi reexaminado e, desta vez, passou.

Autor
  • António Sousa Pereira

Nova ronda de testes do consórcio europeu de segurança, que avaliou nada menos do que cinco novos modelos. Com o Euro NCAP a aproveitar, ainda, para voltar a apreciar o desempenho do Ford Mustang, que no início do ano não conseguiu ir além das duas estrelas, mas recentemente recebeu algumas melhorias neste capítulo na sua versão destinada ao mercado europeu, tradicionalmente mais exigente no capítulo da segurança.

Dos cinco novos modelos em teste, todos receberam a classificação máxima: Alfa Romeo Stelvio, Hyundai i30, Opel Insignia, Seat Ibiza e Volkswagen Arteon. A nova berlina de luxo da marca de Wolfsburg foi mesmo o modelo que alcançou a melhor pontuação de sempre, na sua categoria, na protecção dos peões, ao passo que o SUV italiano foi enaltecido pelo consórcio pela excepcional protecção que oferece aos seus ocupantes, alcançando um registo quase perfeito, ao nível de modelos como o Volvo XC90, testado em 2015. Notáveis, também, os registos do novo Insignia em todas as áreas.

O novo Ibiza também foi merecedor de elogios, especialmente pelo completo equipamento de segurança que oferece de série, com destaque para a travagem autónoma de emergência com detecção de peões. Quanto ao Hyundai i30, o seu maior trunfo será o bom desempenho registado em todas as áreas de avaliação.

O caso do Ford Mustang é mais peculiar. Ao mesmo tempo que recebeu um facelift exterior, o muscle car norte-americano passou a integrar, de série, também a travagem autónoma de emergência e o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, tendo ainda introduzido melhoramentos nos airbags dianteiros. Testado pelo Euro NCAP nesta sua configuração, acabou por receber uma classificação de três estrelas.

A este propósito, Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, referiu: “É bom ver que, passados 20 anos, a demanda do Euro NCAP pela segurança ainda faz soar campainhas em empresas responsáveis como a Ford. Ainda que uma classificação de três estrelas não seja excepcional, as actualizações que a Ford introduziu não só melhoraram a segurança do Mustang em áreas-chave, como mostram que a empresa se preocupa com os seus clientes e com a sua reputação em termos de segurança.”

No que a resultados concretos diz respeito, o Volkswagen Arteon foi quem se destacou, alcançando 96% na protecção dos passageiros adultos, 85% na protecção das crianças e dos peões, e 82% nos sistemas de assistência à condução. A pontuação dos todos veículos, nos mesmos parâmetros, foi a seguinte:

Modelo Protecção Adultos Protecção Crianças Protecção Peões Assistência Condução
Alfa Romeo Stelvio 97% 84% 71% 60%
VW Arteon 96% 85% 82% 82%
Opel Insignia 93% 85% 78% 69%
Hyundai i30 88% 84% 64% 68%
Seat Ibiza 95% 77% 76% 60%

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)