Nova ronda de testes do consórcio europeu de segurança, que avaliou nada menos do que cinco novos modelos. Com o Euro NCAP a aproveitar, ainda, para voltar a apreciar o desempenho do Ford Mustang, que no início do ano não conseguiu ir além das duas estrelas, mas recentemente recebeu algumas melhorias neste capítulo na sua versão destinada ao mercado europeu, tradicionalmente mais exigente no capítulo da segurança.

[jwplatform DwJ9qK8N]

Dos cinco novos modelos em teste, todos receberam a classificação máxima: Alfa Romeo Stelvio, Hyundai i30, Opel Insignia, Seat Ibiza e Volkswagen Arteon. A nova berlina de luxo da marca de Wolfsburg foi mesmo o modelo que alcançou a melhor pontuação de sempre, na sua categoria, na protecção dos peões, ao passo que o SUV italiano foi enaltecido pelo consórcio pela excepcional protecção que oferece aos seus ocupantes, alcançando um registo quase perfeito, ao nível de modelos como o Volvo XC90, testado em 2015. Notáveis, também, os registos do novo Insignia em todas as áreas.

[jwplatform f4LtRivx]

O novo Ibiza também foi merecedor de elogios, especialmente pelo completo equipamento de segurança que oferece de série, com destaque para a travagem autónoma de emergência com detecção de peões. Quanto ao Hyundai i30, o seu maior trunfo será o bom desempenho registado em todas as áreas de avaliação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 32c4mXZl]

O caso do Ford Mustang é mais peculiar. Ao mesmo tempo que recebeu um facelift exterior, o muscle car norte-americano passou a integrar, de série, também a travagem autónoma de emergência e o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, tendo ainda introduzido melhoramentos nos airbags dianteiros. Testado pelo Euro NCAP nesta sua configuração, acabou por receber uma classificação de três estrelas.

[jwplatform 9FNERAI3]

A este propósito, Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, referiu: “É bom ver que, passados 20 anos, a demanda do Euro NCAP pela segurança ainda faz soar campainhas em empresas responsáveis como a Ford. Ainda que uma classificação de três estrelas não seja excepcional, as actualizações que a Ford introduziu não só melhoraram a segurança do Mustang em áreas-chave, como mostram que a empresa se preocupa com os seus clientes e com a sua reputação em termos de segurança.”

[jwplatform J3KcrkiE]

No que a resultados concretos diz respeito, o Volkswagen Arteon foi quem se destacou, alcançando 96% na protecção dos passageiros adultos, 85% na protecção das crianças e dos peões, e 82% nos sistemas de assistência à condução. A pontuação dos todos veículos, nos mesmos parâmetros, foi a seguinte:

Modelo Protecção Adultos Protecção Crianças Protecção Peões Assistência Condução
Alfa Romeo Stelvio 97% 84% 71% 60%
VW Arteon 96% 85% 82% 82%
Opel Insignia 93% 85% 78% 69%
Hyundai i30 88% 84% 64% 68%
Seat Ibiza 95% 77% 76% 60%

[jwplatform 3wBTzRcr]