Na equação dos três R’s – melhores Resultados, melhores Ratings e melhores Rácios – o Santander Totta é um banco vencedor. Um mérito que tem vindo a ser assinalado com vários prémios em 2017 e nos últimos anos.

Os números também falam por si. Entre os cinco maiores bancos portugueses, o Santander Totta tem apresentado os melhores resultados e durante o período de crise foi o único do top-5 da banca portuguesa a obter resultados sempre positivos.

No 1º semestre de 2017 registou um lucro de 229 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 17% face ao período homólogo. O rating do Santander Totta é também o melhor do sistema financeiro. O banco apresenta uma forte capacidade de gerar receitas, mantém sólidos rácios de capital e uma situação de liquidez confortável.

Sempre a crescer

Com a incorporação do Banco Popular, o Santander Totta torna-se no maior banco privado em Portugal em termos de ativos e de crédito, passando a deter uma quota de mercado de cerca de 17%. É uma das instituições financeiras do país com maior capacidade de recursos, possuindo uma ampla base de clientes e uma rede de balcões distribuídos por todo o país.

Como símbolo da aposta no mercado português, o Grupo Santander inaugurou em Lisboa, no início do ano, um novo edifício representando um investimento de 28,5 milhões de euros.

Ao lado das famílias e da economia portuguesa

Por todos estes motivos o Santander Totta tem um papel fundamental no apoio às famílias e à economia portuguesa. Entre 2008 e 2016, conferiu 35 mil milhões de euros de crédito a empresas e atingiu uma quota de mercado de 17% neste segmento. No que respeita ao crédito à habitação concedeu 7,1 mil milhões de euros, tendo-se registado, no 1º semestre de 2017, um aumento de 56%, o que equivale a uma quota de produção de 19,4%. Um em cada cinco novos contratos de crédito à habitação em Portugal é feito com o Santander Totta.

Aposta no digital sempre segura

A aposta no mundo virtual tem sido igualmente uma realidade para o Santander Totta, que disponibiliza ligação wi-fi em todos os balcões, permite a abertura de conta através do tablet e oferece a possibilidade de solicitar crédito pessoal utilizando apenas a app do banco. Em Julho, mais duas facilidades digitais simplificaram a relação com os clientes: o pedido de cartões de crédito online e o PagaSimples, a opção na Internet para fracionar o pagamento das compras efetuadas com cartões de crédito.

Em 2016, inaugurou também em Lisboa o protótipo do “balcão do futuro”, que conjuga acessos eletrónicos e as mais sofisticadas tecnologias com um atendimento presencial e personalizado.

Prémios 2017

Mostrar Esconder
  • Eleito Melhor Banco em Portugal pela revista Euromoney e pela Global Finance.
  • Considerado “Melhor Private Banking Services Overall 2017” em Portugal, pela revista Euromoney.
  • “Melhor Private Bank 2017” e, ainda, “Melhor Trade Finance Provider 2017”, em Portugal pela Global Finance.
  • Primeiro lugar como a instituição financeira com melhor reputação no ranking “Global RepScore Pulse 2017”.
  • O Santander Totta é a Escolha do Consumidor 2017 na categoria de Grandes Bancos.
  • “Melhor Banco para Trabalhar em Portugal” no âmbito dos prémios do Great Place to Work 2017.
  • Número 1 no Korn Ferry Engagement Award pelo compromisso dos colaboradores com a empresa.

Produtos únicos e inovadores

Para além de ser um banco virado para o futuro, o Santander Totta tem uma oferta diferenciada como o “Mundo 1,2,3” destinado aos clientes particulares, uma solução única na banca nacional que permite aos utilizadores recuperar parte das despesas do dia-a-dia (cash back).

Para o segmento empresarial foi lançado o programa Santander Advance, que conjuga soluções financeiras, adequadas às necessidades de tesouraria ou de investimento das empresas, com soluções não financeiras, ao nível de Estágios e Emprego, Formação e Internacionalização.

Ao abrigo do Programa de Bolsas de Estágio Santander, por exemplo, já foram recebidos mais de 1000 pedidos de estágio e no âmbito da formação, mais de 1800 empresas já beneficiaram das ações do Santander Advance.

Forte ligação às universidades e empreendedorismo

O Santander Totta é considerado o banco das universidades pelo papel que desempenha nesta área, através de 50 parcerias com instituições do ensino superior. É também parceiro fundador do novo Campus da School of Business & Economics (Nova SBE) que irá nascer no próximo ano em Carcavelos.

Ao longo de 2016 foram investidos mais de 6,8 milhões de euros em projetos de responsabilidade social e, recentemente, o Santander Totta apoiou o European Innovation Academy (EIA), o maior programa universitário de aceleração em inovação digital da Europa, que decorreu este verão no Estoril.

Um banco comprometido com a sociedade

Para além do apoio dado ao Ensino Superior, o Banco participa em vários programas de apoio social, de forma a estar o mais próximo possível da comunidade.

No 1º semestre de 2017 foram apoiadas mais de 13.000 pessoas, através de projetos de educação, proteção de menores, saúde, inclusão social e cuidado a idosos. No âmbito dos incêndios da zona de Pedrógão Grande, o Santander Totta abriu uma conta de angariação de fundos para as vítimas, com um donativo inicial do Banco de 500 mil euros, tendo encerrado com um total de 573.480€.

O Banco conta também com o voluntariado dos próprios Colaboradores, em alguns destes projetos. No programa da Júnior Achievement, 200 Colaboradores do Banco lecionaram aulas em escolas de todo o país, abordando temas de empreendedorismo e de educação financeira.