Com o Verão aproximar-se do fim, a Citroën decidiu redireccionar as luzes do palco para o seu novo descapotável eléctrico E-Mehari, dando a conhecer uma edição limitada, de apenas 61 unidades, desenvolvida em conjunto com a casa de moda Courrèges. Denominada Styled by Courrèges, esta é uma proposta que aposta na elegância e polivalência para fazer a diferença.

Dando continuidade a uma parceria iniciada em 2016, a Citroën e a Courrèges dão assim a conhecer uma variante mais luxuosa e exclusiva de um modelo que procura celebrar, através do número de unidades definido, o ano de criação da marca Courrèges – 1961. Embora fazendo-o em clara oposição àquilo que havia sido a opção para o concept car desenvolvido pelas duas marcas e apresentado no ano passado: ao invés do branco luminoso do protótipo, o modelo agora apresentado aposta num profundo “Vinyl Black” para cor exterior, ao qual acrescenta ainda vidros e luzes traseiras escurecidos, além de jantes específicas de 15″ que conjugam o metalizado com o negro. Levando a que praticamente só os emblemas desta série especial, colocados nos arcos centrais e na tampa da bagageira, se destaquem do todo.

O preto é também presença no habitáculo, ainda que aqui seja “combatido” pelo branco límpido que reveste componentes como a frontal do tablier, portas e bancos – estes últimos, em pele e redesenhados. Tudo isto, num ambiente onde não falta sequer uma placa em alumínio com o número da unidade e malas Courrèges a combinar com o veículo.

A estrear um tecto rígido, que lhe permite ser utilizado durante todo o ano, o Citroën E-Mehari Styled by Courrèges aposta numa maior polivalência, funcionalidade e conforto. A altura ao solo é de 20 mm, os pneus “Cross Climate” dizem-se capazes de lidar praticamente com todo o tipo de variações da meteorologia, e as protecções laterais conferem-lhe um ar mais “durão”. A que se juntam, depois, equipamentos como o fecho centralizado, o sistema Easy Entry, os bancos e interior das portas em materiais de secagem rápida, os vários espaços de arrumação e uma bagageira de 200 litros. Além de sistemas de segurança como o ABS e ESP, fixações Isofix, airbags frontais e laterais, acendimento automático das luzes, aviso de pressão baixa nos pneus e até alerta de peões, quando a velocidades abaixo de 30 km/h. Já no domínio da conectividade, um sistema áudio Bluetooth Parrot, entrada USB e duas colunas fazem também parte do equipamento de série.

Sendo o primeiro veículo a exibir a etiqueta “Origine France Garantie” (Garantia de Origem Francesa), não só devido ao facto de contar na base com um pack de baterias produzido perto da localidade francesa de Quimper, mas também uma nova estrutura montada na fábrica da PSA em Rennes, o Citroën E-Mehari Styled by Courrèges mantém como sistema propulsor um motor eléctrico a debitar 68 cv de potência e 166 Nm de binário, apoiado por uma bateria de 30 kWh, capaz de garantir uma autonomia a rondar os 200 km. Números que, no entanto, não permitem ao descapotável francês prestações propriamente de excepção, com a aceleração dos 0 aos 60km/h (sim, 60 km/h) a ser feita em 7,3 segundos, ao passo que a velocidade máxima surge logo aos 109 km/h.

O Citroën E-Mehari Styled by Courrèges vai marcar presença no Salão Automóvel de Frankfurt, mas pode ser visto ainda antes disso, durante a Semana de Design de Paris. Mais concretamente, a partir do próximo dia 8, na Galerie Joseph.

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