Com a evolução do automóvel a caminhar no sentido de uma cada vez maior presença da electrónica, empresas como Bosch procuram acompanhar esta tendência. No caso da companhia alemã, desenvolvendo formas de permitir uma constante actualização dos sistemas informáticos e electrónicos do veículo, sem que o utilizador tenha de se deslocar à oficina. Ou seja, via online, ou over the air, como agora se diz. Solução que, garante a empresa, poderá ser aplicada em breve e com toda a segurança.

Segundo a Bosch, já não faltará muito para que os condutores possam melhorar a segurança, a inteligência e o desempenho do seu veículo, sem saírem do sofá. O qual passará a receber actualizações de todos os seus sistemas, da mesma forma como hoje em dia acontece com os smartphones – via online, directamente a partir de uma cloud, onde todos os upgrades estarão armazenados.

“Dentro de alguns anos, as atualizações automáticas de software serão possíveis em todos os carros novos”, vaticina o membro do conselho de administração da Bosch, Markus Heyn, defendendo que “as atualizações à distância são extremamente úteis para os condutores”, sendo que a Bosch está no caminho de “tornar as atualizações online seguras e rápidas”.

Recordando que os veículos de hoje em dia possuem até 100 unidades de controlo, as quais são responsáveis por gerir quase todas as funções, além de estarem permanentemente conectadas – com a Internet, com outros carros e até com a infraestrutura -, a Bosch garante que o perigo que esta situação encerra, por exemplo, face à manipulação por elementos externos, pode ser ultrapassado através de actualizações constantes do software dos veículos. A forma mais fácil de fazê-lo, defende, é através de uma ligação online a uma cloud, através da utilização da tecnologia Bosch Automotive Cloud Suite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda segundo a mesma fonte, esta solução permitirá não apenas actualizações de funcionalidades já existentes, como até a instalação de novas funções em automóveis equipados com o necessário hardware, e que tanto o fabricante queira disponibilizar, como o cliente instalar. Com a Bosch a dar como exemplos a manutenção na faixa de rodagem ou a assistência ao estacionamento.

Ao mesmo tempo, esta solução permite que o condutor tenha de se deslocar um menor número de vezes à oficina, sem deixar de contribuir para a redução de números como os registados, em 2015, nos EUA. País onde, de acordo com a National Highway Traffic Safety Association (NHTSA), 15% dos automóveis que tiveram de ser retirados do mercado foram-no devido a erros de software.

Quanto à forma de obter estas actualizações e até por uma questão de segurança, a Bosch prevê que tenham de ser seleccionadas, primeiramente, no smartphone do proprietário ou no sistema de infoentretenimento do carro. Com o pedido a seguir então para a cloud, a partir da qual é iniciado o processo de download do software para o veículo em questão. Esteja este imobilizado ou em circulação, antecipa a empresa alemã.

A segurança na transmissão dos dados é garantida através das últimas tecnologias de encriptação desenvolvidas pela subsidiária da Bosch, a Escrypt, com protocolos seguros e filtros a actuarem como uma espécie de firewall, protegendo a comunicação, por exemplo, de tentativas de hacking. Isto, enquanto a própria transmissão é feita em sequências, de forma a que, se ocorrerem problemas, o processo possa ser interrompido e ajustado.