Depois daquele que muitos consideram o melhor e mais luxuoso dos superdesportivos, o Bugatti Chiron, ter fixado um novo recorde na aceleração dos 0 aos 400 km/h e regresso aos 0 km/h, estabelecendo como marca uns surpreendentes 41,96 segundos, eis que o modelo francês acaba de ser literalmente cilindrado, na sua proeza, por um adversário sueco: nada mais, nada menos que o Koenigsegg Agera RS. O qual conseguiu repetir o feito, retirando 5,5 segundos à anterior marca. Ou seja, em apenas 36,44 segundos.
Segundo revela o fabricante de Ängelholm, o Agera RS conseguiu ser mais rápido que o Chiron, sobretudo, na primeira parte do desafio, isto é, na aceleração de 0 as 400 km/h, tendo demorado apenas 26,88 segundos a atingir a velocidade em causa. Algo que, segundo informações divulgadas pela própria Bugatti, o carro francês fez em 32,6 segundos.
O novo recorde fixado pelo Koenigsegg Agera RS foi alcançado com o piloto de fábrica Niklas Lilja ao volante, numa pista do Aeródromo de Vandel, na Dinamarca, durante uma tentativa realizada no passado dia 1 de Outubro. Para apurar os resultados, o fabricante sueco não só instalou um equipamento de recolha de dados no veículo, como recorreu à tecnologia GPS. E a “bomba” sueca só teve de sofrer um ligeiro ajuste na inclinação da asa traseira.
Ainda segundos os dados obtidos a bordo, o piloto conseguiu levar o Agera RS até aos 402 km/h, tendo demorado apenas 37,28 segundos a fazê-lo. O que, refira-se, continua a ser mais rápido que o Bugatti.
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O recorde foi alcançado na sequência de um pedido de um cliente, “que se mostrou muito interessado em perceber as capacidades do carro, comparativamente a outros concorrentes”, revela a Koenigsegg. Acrescentando que o superdesportivo utilizado no bater do recorde vai agora ser entregue ao seu futuro proprietário, o qual reside nos EUA.
A unidade em questão é uma versão do Agera RS com potência aumentada, para os 1.341 cv, valor que, ainda assim, deixa o superdesportivo sueco aquém do Chiron na potência anunciada. Isto, porque o bólide francês declara, à partida, 1.500 cv.
Por outro lado, o Agera contava com gaiola de segurança amovível, para uma maior segurança dos ocupantes, em pista, com a Koenigsegg a destacar igualmente o facto de o piso do aeródromo de Vandel não ser o ideal. O fabricante queixa-se que o alcatrão não garantia a melhor tracção, tendo levado a que o Agera RS registasse, segundo os instrumentos de bordo, alguns problemas de motricidade, com as rodas a patinar, no engrenar das primeiras três relações da caixa de velocidades.
Como tal, a Koenigsegg acredita ser possível melhorar ainda mais a marca alcançada. Estando, neste momento, a preparar já uma nova tentativa, para fixar um novo recorde na aceleração dos 0 aos 400 km/h e regresso aos 0 km/h. Desta feita, com o seu “modelo de entrada”, Regera, o qual a marca acredita ser “o mais adequado para esta tarefa”.