A presidente da Assembleia Constituinte (AC), Delcy Rodríguez, disse na quinta-feira que a atribuição, pelo Parlamento Europeu, do Prémio Sakharov 2017 à oposição venezuelana teve como propósito premiá-la por “gerar violência” no país.

Ocorreu uma situação muito estranha e curiosa no Parlamento Europeu, que decidiu outorgar um prémio à oposição venezuelana por queimar pessoas vivas, por gerar violência, morte e por causar sofrimento ao povo”, disse.

Segundo Delcy Rodríguez, a União Europeia, “um dos poderes imperiais”, ao outorgar o prémio à oposição venezuelana “começa a sorrir ao fascismo que grandes sacrifícios lhe custou na história”.

“É para refletir”, frisou.

A oposição venezuelana venceu na quinta-feira o Prémio Sakharov 2017 “pela coragem demonstrada por estudantes e políticos na luta pela liberdade”.

O prémio foi atribuído ao presidente do parlamento e líder do partido Primeiro Justiça e aos presos políticos Leopoldo López, António Ledezma, Daniel Ceballos, Yon Goicochea, Lorent Saleh, Alfredo Ramos e Andrea González.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O reconhecimento é atribuído num momento de grandes divisões internas na aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), fracionada depois de ver quatro governadores de Ação Democrática, eleitos a 15 de outubro, prestar juramento perante a Assembleia Constituinte, que a oposição diz ser ilegal e estar ao serviço do regime cubano.

Segundo o presidente do parlamento e um dos premiados, Júlio Borges, o prémio deve servir para reunificar a oposição, tendo por base o apoio internacional que tem.

“Tudo o que está a acontecer (divisões) é algo difícil, mas devemos encontrar um caminho claro, unificar forças para não ficarmos fazendo ruído entre nós (mesmos)”, disse aos jornalistas.

Segundo Júlio Borges, o prémio é para todo o povo venezuelano e para a Assembleia Nacional (parlamento, onde a oposição detém a maioria, mas é ignorada pelo regime).

Por outro lado, o preso político venezuelano e ex-presidente da Câmara Metropoliana de Caracas António Ledezma pediu que o Prémio Sakharov 2017 seja destinado às famílias dos presos políticos com dificuldades económicas.

O prémio, de 50 mil euros, será entregue a 13 de dezembro, em Estrasburgo.