Elétricos

400 km em 15 minutos: vem aí uma rede de carregamento de alta potência

1.585

É a resposta aos supercarregadores da Tesla. BMW, Daimler, Ford e Volkswagen juntaram-se para construir uma rede de carregamento, que promete energia para 400 km em apenas 15 minutos. Já para o ano.

Carregar um eléctrico praticamente no mesmo tempo que demoramos a atestar o depósito será um valente empurrão para a mobilidade eléctrica

Autor
  • Francisco António

Os grupos BMW, Daimler, Ford e Volkswagen decidiram responder à letra à ofensiva da Tesla, no domínio do carregamento de automóveis eléctricos. E porque a marca norte-americana conquistou clientes (também) graças aos seus postos de alta potência, os chamados supercarregadores, a indústria “tradicional” não quer ficar atrás e deu já a conhecer a sua própria rede de carregadores de alta capacidade – a Ionity. Capaz de oferecer não só uma potência de carregamento na ordem dos 350 kW, mas também autonomia para mais de 400 km, no espaço de um quarto de hora.

Face aos supercarregadores da Tesla, que anunciam uma potência máxima de carregamento na ordem dos 145 kW, o novo sistema que BMW, Daimler, Ford e Volkswagen pretendem instalar promete ser não apenas mais potente, como também mais rápido. Graças aos seus já anunciados 350 kW de potência que, a serem uma realidade, colocarão os construtores responsáveis pelo projecto na liderança desta corrida eléctrica, em concreto.

O objectivo do conglomerado passa por instalar 400 destes carregadores rápidos, nas principais vias europeias, até 2020. As primeiras 20 estações já estão a ser instaladas na Alemanha, Áustria e Noruega, levando a que, em 2018, já existam, pelo menos, 100 pontos de carregamento deste tipo. Com um aliciante extra: poderão ser utilizados por veículos de qualquer marca!

BMW, Daimler, Ford e Volkswagen avançaram já com a instalação da nova empresa Ionity em Munique, na Alemanha, que procederá à contratação de meios humanos, com o objectivo de garantir um total de 50 funcionários, até 2018.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)