Desde que Isabel dos Santos foi exonerada do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, o rapper e ativista luso-angolano tem feito declarações e deixado várias mensagens nas redes sociais onde deixa claro o espanto pela decisão de João Lourenço.
“Porra, sai uma marcha de apoio?”, perguntou, reagindo a um post onde era anunciada a demissão de Isabel dos Santos. “‘Tou malaike [maluco]. O kota rebentou o ninho de marimbondos [vespas]”, continuou, e depois fez um tag para a conta de Twitter de Isabel dos Santos, a quem perguntou: “Como te sentes nesta exoneração inaugural?”.
Porra, sai uma marcha de apoio???? Tou malaike. O kota rebentou o ninho de marimbondos. @isabelaangola como te sentes nesta exoneração inaugural? ????
— Luaty Beirão (@LuatyBeirao) November 15, 2017
As mensagens para Isabel dos Santos continuaram, desta vez em inglês. “Hey, irmã com uma grande inteligência, como é que te sentes por teres sido despedida? É melhor que te comeces a habituar”, escreveu, novamente com um tag para a filha mais velha de José Eduardo dos Santos.
Hey, sista with a gr8 mind, how does it feel being sacked? You oughta get used to it now @isabelaangola https://t.co/53BCsEs0FX
— Luaty Beirão (@LuatyBeirao) November 15, 2017
Depois, publicou uma fotografia onde aparecia sorridente e ao lado da filha. A legenda voltava a remeter para Isabel dos Santos: “Eu e a minha filha ao recebermos a notícia da exoneração da Isabel dos Santos. JLo [alcunha para João Lourenço] veio com nervo, ‘tá a sair muito bem”.
Eu e a minha filha ao recebermos a notícia da exoneração da @isabelaangola . JLo veio com nervo, tá sair muito bem. pic.twitter.com/40jN0Bzw9X
— Luaty Beirão (@LuatyBeirao) November 15, 2017
E, mais à frente, partilhou uma série de mensagens que Tchizé dos Santos terá enviado num grupo de WhatsApp, onde criticou a decisão de João Lourenço, que ordenou que fossem cancelados os contratos entre a TPA, cadeia de televisão pública de Angola, e a Semba Comunicações. Esta empresa é detida em partes iguais por Tchizé dos Santos, que além de ser deputada do MPLA faz parte do comité central do partido, e por José Eduardo Paulino dos Santos, o filho de José Eduardo dos Santos mais conhecido pelo seu nome artístico, Córeon Dú.
Nas várias mensagens que enviou, a filha de José Eduardo dos Santos, deputada do MPLA e dona da Semba Comunicações, empresa cujos contratos com a televisão pública angolana foram agora cancelados, dizia que está a “apanhar por tabela em fogo cruzado não sei vindo de onde” e disse que sonhava “que um dia um PR [Presidente da República] de Angola me outorgará um certificado de mérito, uma comenda pelos serviços à pátria”.
No excerto partilhado por Luaty Beirão, a mensagem continua, com Tchizé dos Santos a elencar os casos do músico Paul McCartney e da pintora Paula Rego, ambos reconhecidos pelo poder político devido ao seu trabalho. Depois, acrescentou: “Em Angola os cidadãos que elevam a imagem da pátria, levam as nossas novelas a serem nomeadas para um Emmy são perseguidos e achincalhados publicamente pelo PR”.
Luaty Beirão comentou da seguinte forma: “Começou a choradeira da deputada”.
Começou a choradeira da deputada #eunaosouumasimplesluatybeirao. Ti Mimoso ainda vão lhi feitçá pic.twitter.com/qpWEqokhF3
— Luaty Beirão (@LuatyBeirao) November 15, 2017
As reações continuaram no Facebook. Naquela rede social, Luaty Beirão voltou a partilhar a fotografia que tinha colocado no Twitter, ao lado da sua filha, e deixou um novo comentário. “J.Lo… ‘tou malaike [maluco] contigo, papoite [sinónimo de pai, também utilizado para designar homens mais velhos]. Queria esperar os 100 dias, mas não dá para não parabenizar, ya? E manda um halla [cumprimento] na mamoite [mãe] ALo [Ana Lourenço, mulher do Presidente e governadora do Banco Mundial em Angola], porque de certeza que essas medidas têm também dedo dela”, escreveu no Facebook.