Recebeu uma pulseira inteligente neste Natal, instalou a aplicação no smartphone, emparelhou-a com o dispositivo, mas… e agora? O que é que pode fazer com ele? Corridas ao pé do rio (só)? Costumamos associar os monitores de atividade ao exercício físico, mas a verdade é que este tipo de wereable (tecnologia que se veste) são cada vez mais utilizados no dia a dia e não servem só para desporto.

Os wearables de marcas como a Fitbit, a Xiaomi, a Garmin, a TomTom ou a Samsung não são tão bonitos como um relógio (e precisarem de ser carregados), mas além de poderem substituí-lo, ainda vêm como opções de utilização que podem mudar o dia a dia dos utilizadores. Escolhemos cinco funcionalidades que pode usar no seu novo monitor de atividade:

Despertador silencioso

Acorda mais cedo do que a pessoa que dorme ao seu lado e o barulho do despertador é motivo de incómodo? O som do alarme desperta quem dorme noutra divisão? As pulseiras inteligentes têm uma opção de alarme que, pela vibração no pulso, o acorda sem o barulho normal de um despertador. Para quem dorme com um relógio, não vai notar muito a diferença. Para quem não está habituado, a adaptação pode ser estranha, mas estas pulseiras são finas e leves o suficiente para rapidamente se esquecer que tem uma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através da aplicação da pulseira no smartphone, pode configurar a hora a que o despertador toca e — na maior parte das apps — também a intensidade da vibração.P ara quem tem um sono mais pesado, é melhor pôr a configuração no máximo. Se aqueles que gostam de monitorizar todos os segundos da atividade diária dormirem com uma pulseira destas, também podem aproveitar para medir os ciclos de sono e perceber se a noite foi turbulenta ou calma. A maioria das aplicações tem gráficos que mostram se o utilizador se mexeu muito e em que altura do sono isso ocorreu.

Ver notificações importantes

Tem o smartphone no fundo da carteira ou no bolso, as mãos ocupadas e, de repente, recebe um telefonema. A dança de ir buscar o telemóvel só para ver quem — para depois deixar de tocar porque não é a chamada que estava à espera — fica diferente com uma pulseira inteligente. As pulseiras mais económicas só avisam que tem uma notificação — de mensagem, email ou chamada — não lhe dizendo quem lhe telefonou, o que pode ser útil para quem não costuma sentir ou ouvir o telemóvel, mesmo quando está no bolso. Já a maioria das bandas de atividade disponíveis no mercado mostram o nome de quem está a ligar no visor ou o início de uma mensagem enviada (também de aplicações como o WhatsApp).

Nos momentos em que está a conduzir e não pode mexer no smartphone para ver quem está a ligar, esta funcionalidade pode ser bastante útil. Nos modelos mais avançados, que já se assemelham a um smartwatch, pode até recusar chamadas e enviar mensagens predefinidas, tudo isto sem ter de mexer no telemóvel.

Qual a diferença entre um smartwatch e um monitor de atividade?

Mostrar Esconder

Os dois equipamentos são wearables (tecnologia que se veste), mas não são exatamente iguais. Enquanto um smartwatch (relógio inteligente, em português) é um complemento ao smartphone, que permite controlar um grande número de funcionalidades sem ter de o tirar do bolso, os monitores de atividade (mais antigos no mercado) servem para registar dados de atividade física no dia a dia.

Atualmente, a maioria dos monitores de atividade já se conecta aos smartphones e começa a ter cada vez mais funcionalidades. O termo “pulseira inteligente” (smartband, em inglês) surgiu como meio termo. Quanto mais funções têm, mais “smart” são e, no fim, o que difere é apenas uma questão de design: as pulseiras inteligentes são como pulseiras e os smartwatches têm um look que se assemelha mais aos relógios.

Tirar fotografias à distância

O título diz tudo. As pulseiras inteligentes, mesmo as mais económicas, vêm com um botão para intercalar menus que pode ser utilizado para tirar fotografias. Para que serve esta funcionalidade? Imagine aquele momento entre amigos em que é preciso tirar uma fotografia. Ou até quando quer tirar uma fotografia sozinho, mas uma selfie não é o suficiente. Nem todas as pulseiras vêm com essa funcionalidade, mas procure nas definições a opção para poder tirar fotografias à distância sem ter de estar a segurar no smartphone ou selecionar a opção de temporizador.

Se tiver uma pulseira que não tem essa opção integrada, mas permite controlar o mp3, experimente o seguinte truque: muitos smartphones — como o iPhone — permitem tirar fotografias se carregar no botão + de volume. Ao abrir as funções de mp3 na pulseira, com a aplicação de fotografias abertas no telemóvel, poderá “aumentar o volume”, tirando uma fotografia à distância.

Fazer metas de caminhada diária

Ter uma banda de monitorização de atividade e não aproveitar para fazer alguma coisa que implique levantar-se do sofá é como ter um smartphone e não fazer chamadas. As pulseiras inteligentes têm várias funcionalidades, mas a principal continua a ser o exercício físico. Mas isso não significa que sirvam só para correr maratonas ao pé do rio Mondego ou do Douro, também servem para atividades (bem) menos exigentes. Uma delas? Andar. Seis, sete ou até vinte mil passos. Defina um objetivo diário e, com ajuda da aplicação, cumpra-o todos os dias.

Com esta função, pode também ativar o “modo sedentário”, que é comum à maioria destes aparelhos, e ser notificado quando está parado há demasiado tempo. Para quem facilmente fica em frente ao computador durante horas a fios, pode ser bastante útil.

Medir a pulsação

É outra das principais características destas pulseiras eletrónicas. Mais vocacionada para poder aperfeiçoar os treinos de exercício físico, também tem outras utilizações. A tecnologia não é 100% fiável, mas se durante o dia monitorizar a pulsação pode perceber quais os momentos que deixaram, literalmente, o coração mais acelerado. Pode ainda utilizar esta função como um medidor para ajudar a perceber quais os momentos do dia em que o stress é mais latente e estar mais precavido no dia seguinte.

Esta funcionalidade, na maioria das pulseiras, também permite ao dispositivo, juntamente com a app, fazer uma estimativa das calorias que perde diariamente. Seja numa noite de dança ou numa tarde de jogos, esta ferramenta é um índice interessante para perceber o esforço físico de várias atividades (algumas poderão surpreender o utilizador).