Catalunha

Puigdemont partilha vídeo onde mistura Rajoy e Hitler

155

Carles Puigdemont partilhou um vídeo onde intercala imagens Rajoy e do referendo pela independência da Catalunha com imagens de arquivo da segunda Guerra Mundial. Puigdemont nega comparação.

AFP/Getty Images

Pouco antes de, esta quarta-feira, o Parlamento regional catalão ter eleito o seu novo presidente, o ex-chefe do governo da Catalunha partilhava no Twitter um vídeo sugestivo: mostrava imagens da violência levada a cabo pelas autoridades espanholas durante o processo de referendo pela independência da Catalunha, seguidas de fotos de arquivo, de 1940, de um encontro entre o líder nazi Hitler e o ditador espanhol Franco, intercaladas com imagens de Mariano Rajoy.

“Eles apenas compreendem o medo, a violência e a imposição. Vamos ensinar-lhes que não há nada que possam fazer contra o espírito livre, democrático e pacífico do povo. Vamos restaurar as nossas instituições. Vamos lutar pelo nosso país. Estamos a agir com dignidade. Longa vida à nossa terra, longa vida à Catalunha livre!”, escreveu Puigdemont, a acompanhar o vídeo.

O vídeo mereceu a rápida condenação da Federação das Comunidades Judaicas Espanholas, que o apelidou de contraproducente e sem sentido. “A utilização de imagens relativas à segunda guerra mundial não faz sentido e menoriza a credibilidade da mensagem”, lê-se num comunicado daquela federação, citado pelo The Guardian.

Segundo uma fonte próxima de Carles Puigdemont, que está exilado na Bélgica, a intenção não era “comparar Franco, Hitler e o partido popular de Mariano Rajoy”. “Tudo o que ele fez foi partilhar um vídeo impressionante, que mostra o poder do povo catalão no dia 1 de outubro”, disse a mesma fonte.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)