Congresso do PSD

PSD. “Geringonça” já não lhes chega. 13 maneiras de dizer o mesmo

Não que a palavra tenha entrado em desuso, "geringonça" aparece a cada discurso, mas neste congresso do PSD a criatividade tem andado à solta e há quem lhe chame outros nomes... tudo com respeito.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Não há volta a dar, a solução governativa PS+BE+PCP+Verdes continua a ser inspiradora para os sociais-democratas. E não é só inspiração para os ataques políticos desferidos a partir o palco do congresso à “geringonça” — mas sobretudo para a forma como o fazem.

Já lhe chamaram de quase tudo: desde “trapézio”, a “troika”, passando por “arranjo” ou “neo-socialismo bloquista. Há quem ganhe pela variedade e há quem bata tudo pela originalidade. Uma coisa é certa: o nome de batismo inventado por Paulo Portas, “geringonça”, já não chega aos sociais-democratas. É ver:

— “Solução acrobática”  (Álvaro Amaro, o presidente dos autarcas do PSD, só estava a começar).

— “Trapézio” (outra vez Álvaro Amaro).

— “Troika” (… foi ele, mais uma vez).

— “Tripé” (não vale a pena repetir o autor, pois não?).

— “Governação da esquerda” (António Batista Leite, o deputado que diz que não há “droga” que cure o país desta solução).

— “Governo de todas as esquerdas unidas” (Nuno Morais Sarmento, convencido que isto é ainda “mais grave” do que ser simplesmente socialista).

— “Frente de esquerda” (ainda Sarmento, o mais dramático, que chegou a dizer que se está a caminhar para “um Estado pária como a Coreia do Norte”).

— “Arranjo político do PS” (Cristóvão Norte, o social-democrata preocupado com o pós-costismo no PS).

— “Socialistas-bloquistas” (Luís Montenegro a aquecer a voz).

— “Neo-socialismo bloquista” (e aqui Montenegro remata para golo).

— “Força mais reacionária” (Alberto João Jardim, o mestre da linguagem colorida, não esteve nos seus dias).

— “PS e extrema esquerda” (Para Paulo Rangel dizer “esquerda” é pouco)–

— “PS e os seus cúmplices de esquerda radical” (Lá está, “esquerda” não lhe chega).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rtavares@observador.pt
PSD

Condenados ao fracasso

Zita Seabra
182

O PSD não precisa de ser confrontado do exterior e desafiado em ano de eleições. Necessita sim de se renovar e se questionar de dentro e por dentro e de sair da tristeza e do vazio em que se encontra.

Rui Rio

Os frágeis

Helena Matos
781

Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?

Congresso do PSD

Rui Rio, um novo Presidente?

José Pinto

Mostrar disponibilidade para consensos com os outros partidos parece uma ideia salutar. O problema reside na dúvida sobre a forma como Rui Rio pretende materializar essa ideia. 

Rui Rio

O PSD entrou para o «condomínio»?

Manuel Villaverde Cabral
125

Por mais que isso pareça inquietar a direcção do PSD, esta só tem como caminho opor-se frontalmente à actual política governamental. O contrário será eleitoralmente inútil e politicamente regressivo. 

Rui Rio

As prioridades do “novo PSD”

Helena Garrido
107

Descentralização, fundos comunitários, segurança social e justiça são as prioridades de Rio carentes de consensos. De todas elas a mais urgente é a segurança social. A menos compreensível é a justiça.

Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)