PSD

Capucho regressa ao partido e saúda “matriz social-democrata” de Rui Rio

273

O antigo vice-presidente do PSD e outros 80 militantes tiveram a sua militância suspensa por apoiarem a candidatura independente de Marco Almeida nas autárquicas de 2013, em Sintra.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O ex-vice-presidente do PSD António Capucho vai regressar ao partido, cinco anos depois de ter a sua militância suspensa, e saudou esta segunda-feira o “regresso à matriz social-democrata” da liderança de Rui Rio. “Até final da semana”, Capucho e um grupo de militantes expulsos por apoiarem uma candidatura independente nas autárquicas de 2013, em Sintra, vão pedir, ao Conselho de Jurisdição Nacional, a revogação da decisão de há cinco anos.

Em declarações à agência Lusa, o antigo secretário-geral social-democrata afirmou que já não se justificam os motivos que levaram à suspensão da militância por ele e mais 80 militantes apoiarem Marco Almeida, dado que o PSD se “arrependeu” e apoiou-o nas autárquicas seguintes.

No dia seguinte ao congresso do PSD, de consagração de Rui Rio, António Capucho anotou que a moção de estratégia “é de regresso à matriz social-democrata”, que faz “uma retificação do percurso anterior”, com Pedro Passos Coelho, com a qual discordou.

E disse esperar que resulte — “tenho esperança que sim” — o “acordo político” entre Rio para uma “unidade na ação” no partido, desdramatizando quer a votação da comissão política (64,7%) quer a escolha da ex-bastonária Elina Fraga para vice-presidente.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Política

Um partido não é uma família

Sandra Clemente

PSD, PS, BE, CDS e CDU, em 20 anos, perderam cerca de 850 mil votos, mas não assusta esta crescente insignificância dos partidos existentes, só assusta a possibilidade de novos partidos aparecerem.

PSD

Passos Coelho demitiu-se e não foi substituído /premium

João Marques de Almeida
332

O novo partido de Santana Lopes também não conseguirá ultrapassar o PSD. Competirá assim ao futuro líder do PSD unir as direitas e ser capaz de construir um programa reformista para o país. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)