África do sul

Dia zero na Cidade do Cabo. Artistas criam playlists para duches de dois minutos

Para preservar a água na Cidade do Cabo, foi lançada uma campanha: 10 artistas fizeram playlists com apenas dois minutos para ajudar as pessoas a demorarem menos tempo no banho.

O rapper Kwesta, que canta “Boom Skaka Laka”. Um dos 10 artistas que fazem parte da campanha

A Cidade do Cabo enfrenta uma crise severa devido à seca. O “Dia Zero” está previsto no calendário dos sul-africanos para 9 de julho, uma data que já sofreu várias alterações, mas que não deixa de existir. Vários artistas juntaram-se para criar playlists para que as pessoas demorem apenas dois minutos no duche diário.  

Em maio do ano passado, as autoridades tinham já pedido à população que gastasse apenas dois minutos no banho, um pedido difícil de cumprir, já que, de acordo com um estudo, os adultos levam cerca de oito minutos a lavar-se, escreve a Quartz. Inspirada no facto de todos termos o impulso de cantar no duche, surgiu a ideia de criar uma campanha, co-financiada pela Cidade do Cabo e pela empresa Sanlam, que pretende ajudar.

Foram convidados 10 dos maiores artistas sul-africanos para cantarem um dos seus maiores êxitos em apenas 120 segundos. As músicas passam na rádio e na televisão e já estão disponíveis online, na página da campanha e nas plataformas de streaming.

Rappers como Kwesta e Rouge, bandas de pop como GoodLuck, ou a banda de rock Springbok Nude Girls, são alguns dos nomes envolvidos nesta ação. A campanha tentou representar o máximo possível de línguas oficiais da África do Sul — conseguiram representar quatro de onze — por forma a chegar ao maior número de pessoas.

“As pessoas não gostam de tácticas assustadoras como as imagens nos maços de tabaco”, diz Susan van Rooyen, copywriter no Grupo King James, a agência criativa que desenvolveu a campanha, razão pela qual esta foi a melhor forma que encontraram de ajudar a preservar a água naquele local.

“Se lhes dermos uma ferramenta que já faça parte da sua vida diária” é muito mais fácil, diz. Para além de que está provado que a música pode ajudar a regular as emoções e a controlar o stress do dia-a-dia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)