Ye Jianming, fundador e presidente da CEFC China Energy, que no ano passado adquiriu as seguradoras da Associação Mutualista Montepio, está “sob investigação” das autoridades na China, informou a revista chinesa de informação económica Caixin. A investigação incidirá sobre alegados crimes económicos. A empresa já veio dizer que esta informação é infundada.

Com sede em Xangai, a “capital” económica da China, o CEFC está no processo de compra das seguradoras do Montepio e a negociar a compra da Partex, petrolífera detida em 100% pela Fundação Calouste Gulbenkian. As duas operações ainda não estão finalizadas.

A notícia da investigação ao presidente CEFC surge dias depois das autoridades da China terem feito uma intervenção no grupo financeiro Anbang, um dos grupos privados chineses que foi finalista da primeira tentativa de venda do Novo Banco. Para os analistas internacionais, este será mais um passo na campanha anti-corrupção liderada pelo presidente chinês que tem visado vários milionários e empresários do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR