O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, suspendeu a visita oficial que deveria realizar este fim de semana a Angola para ficar em Madrid a acompanhar a situação política na Catalunha.

Fonte do executivo espanhol disse à agência Lusa que Rajoy suspendeu a viagem depois dos últimos acontecimentos na Catalunha, com os independentistas, em maioria no parlamento regional, a tentarem eleger um presidente do Governo Catalão que está a ser investigado pela justiça por suspeitas de delitos de rebelião e sedição.

Mariano Rajoy deveria partir no sábado, 24 de março, para Luanda e realizar uma visita oficial nos dois dias seguintes, que acabaria com a sua participação num fórum entre empresários dos dois países, a convite do presidente de Angola, João Lourenço.

Este sábado, o semanário Expresso noticiava que Angola se preparava para trocar Portugal por Espanha, em mais um sinal de endurecimento das relações diplomáticas entre Portugal e Angola, agravadas por causa do processo judicial que envolve o ex-vice-presidente Manuel Vicente.

Numa altura de tensão diplomática, João Lourenço decidiu que Angola não participaria na cimeira empresarial luso-angolana, que estava agendada para 27 deste mês em Lisboa, alegando que nessa mesma semana iria receber o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR