Política

Margarida Balseiro Lopes é a nova líder da JSD. “Este é o maior desafio da minha vida”

1.086

A deputada social-democrata, próxima da ala passista do partido, sucede assim a Cristóvão Simão Ribeiro e torna-se a primeira mulher a liderar a JSD. "Este é o maior desafio da minha vida", afirmou.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Autores
  • Miguel Santos Carrapatoso
Mais sobre

Margarida Balseiro Lopes é a nova presidente da Juventude Social-Democrata (JSD). A deputada do PSD, próxima da ala passista, derrotou André Neves, candidato da linha de Rui Rio, por mais de 60 votos de diferença.

A consultora fiscal sucede assim a Cristóvão Simão Ribeiro e torna-se a primeira mulher a liderar aquela estrutura partidária. A eleição decorreu este domingo, no final do 25º Congresso da JSD, que decorreu na cidade da Póvoa de Varzim.

Numa primeira reação ao Observador, a nova líder da JSD revelou não estar ainda “em si” pela vitória alcançada. Minutos depois, no discurso de encerramento do congresso, Margarida Balseiro Lopes assumiu a importância do cargo. “Este é o maior desafio da minha vida.”

Visivelmente emocionada, Balseiro Lopes garantiu que não deixará nunca de lutar por fazer ouvir a voz dos mais jovens. “Vezes demais as gerações mais novas são ignoradas. Não podemos permitir que sejamos sucessivamente esquecidos. Eu não vou permitir”, afirmou a nova líder da JSD.

Num discurso muito centrado na reforma da educação e nos apoios ao emprego jovem, Balseiro Lopes não deixou de se dirigir a Rui Rio, jurando “lealdade” mas também, e a social-democrata sublinhou-o bem — “autonomia”.

Conte com uma JSD leal, exigente e irreverente. Mas conte também com uma JSD livre e autónoma”, avisou Margarida Balseiro Lopes.

Depois de um processo eleitoral muito tenso, com acusações de golpe político à mistura, a nova líder dos jotas pediu agora “unidade”. “Os jovens portugueses merecem que trabalhemos juntos. Esse deve ser maior cimento da JSD, que deverá sair unida deste congresso”, afirmou Margarida Balseiro Lopes.

“Queremos uma JSD que incomode e não se esconda em silêncios inconvenientes. Queremos uma JSD de ação e não de reação. Queremos devolver a política aos jovens”, rematou a líder da juventude social-democrata.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Política

Precisamos da Esquerda

António Pedro Barreiro

Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.

PSD/CDS

Os problemas da Direita: a liderança

Fernando Leal da Costa

O PSD precisa de um líder e não de um patrão. Até pode ser Rui Rio, não digo que não, mas isso obrigava-o a transmitir a ideia de que está confortável e seguro no cargo. Não parece ser o caso.

Saúde

Anatomia de uma greve

Luís Lopes Pereira

Não podemos manter greves – principalmente na prestação de cuidados de saúde – com um caráter tão indefinido no tempo como as que presenciamos, pois doutra forma teremos a morte anunciada do SNS.

Descobrimentos

Uma lança em África /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.

Migrações

E você, já adoptou um migrante? /premium

Alberto Gonçalves

No fundo, o Pacto Global para a Migração acabará restrito a meia dúzia de países que recebem migrantes, 150 países que os exportam e o Vaticano, fechado às turbulências terrenas. A coisa promete.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)