Se o objectivo é circular pela cidade, com até apenas duas pessoas a bordo, então o Smart EV é uma proposta interessante. É pequeno, fácil de arrumar – e encontrar um lugar onde o “enfiar” –, não polui e tem os custos de utilização reduzidos que caracterizam os eléctricos. Contudo, nunca foi concebido para ser um desportivo. E muito menos para ser utilizado como um SUV, especialmente a geração anterior, cujo chassi implicava grandes limitações.

Se este cenário que acabámos de descrever não sofre qualquer contestação para a maioria dos utilizadores, já o mesmo não acontece para Kyle Conner, um youtuber que parece ter por devoção divertir-se com o Smart e à custa do Smart. Tirando partido do grande binário que os motores eléctricos fornecem, especialmente a baixo regime, o jovem tratou de fazer do Smart EV naquilo que ele nunca foi: o mais pequeno carro de ralis do planeta, como se pode ver pelos slides que o obriga a desenhar em estradas de terra.

Como se isso não bastasse, Kyle Conner converte depois o pequeno EV em SUV e desata a subir e descer obstáculos, por vezes esfregando os pára-choques no chão – o Smart tem bons ângulos de ataque e de saída, mas não é propriamente um jipe. Contudo, se repararmos nas imagens, devido às suspensões do Smart, duras e de curso reduzido, lá dentro o ‘coitado’ do youtuber parece ser abanado violentamente, como se estivesse dentro de uma máquina de lavar roupa.

Para terminar em beleza, tenta por fim transformar o pequeno veículo num submarino e mergulhar numa poça de lama, de onde apenas sai rebocado, apesar de isso não aparecer no vídeo editado. Obviamente, impressiona o tratamento que o Smart EV da antiga geração é capaz de suportar, sem aparentemente grandes queixumes. Mas o mais sensacional vai ser conhecer as explicações que o youtuber vai dar ao dono do modelo, especialmente depois de ter tornado público o vídeo.

[jwplatform dhDAemmd]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR