O Google Assistant vai poder fazer chamadas pelos utilizadores para marcar idas ao cabeleiro ou restaurantes (e com a voz do cantor John Legend), a inteligência artificial vai resolver os problemas do mundo e há um novo Google Notícias. Esta terça-feira, em Mountain View, na Califórnia, começou o Google I/O (conhecido só como I/O), a conferência anual da empresa para programadores, onde foram apresentadas as novidades da gigante tecnológica.

Em 7 pontos deixamos o principal da conferência de abertura do evento, onde o presidente executivo da Google, Sundar Pichai, falou, juntamente com outros responsáveis da empresa.

Hey Google, fala comigo como o John Legend

As assistentes digitais são uma tendência com cada vez mais fãs e têm tido grande sucesso nos Estados Unidos e outros países. A Amazon pode estar à frente neste mercado, em que até a Apple está a querer ter forte presença (com a Siri), mas a Google tem investido (bastante) em levar a sua assistente digital para todas as casas e smartphones.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No vídeo, em inglês, Sundai Pichai mostra a Google Assistant a fazer duas chamadas para fazer marcações pelo utilizador

Para isso, a Google, na conferência de arranque do I/O, anunciou que a assistente digital vai ter novas vozes — incluindo a do cantor John Legend –, está mais intuitiva a falar e até vai fazer chamadas pelo utilizador. Sim, leu bem: a Google quer pôr a sua assistente a telefonar para, por exemplo, cabeleireiros ou restaurantes, e fazer marcações. A empresa mostrou um vídeo de demonstração da tecnologia, em que a voz da assistente digital conseguiu marcar um corte de cabelo após, durante a chamada, a hora pedida estar ocupada.

Testámos a Alexa e a Ok Google. Não nos apaixonámos, mas estivemos perto

Outra das mudanças na Google Assistant, que não está disponível em português, é a pensar nas boas maneiras dos mais novos. Com a propagação destes aparelhos, que a respondem a vários pedidos, não há necessidade de dizer “se faz favor”. Para evitar que os mais jovens deixem de utilizar um reforço positivo na comunicação, a Google adicionou o modo “pretty please” [por favor, por favor, em português], em que este assistente digital reconhece quando o utilizador é educado e agradece.

Estas opções vão ser disponibilizadas, segundo comunicado da Google enviado às redações, “em breve”.

As novidades no Google Fotos e Câmara

A inteligência artificial (I.A.) teve especial importância na apresentação de arranque do I/O. É graças aos avanços nesta tecnologia, que permite um melhor reconhecimento de imagem, que a aplicação Google Fotos vai ganhar novas funcionalidades.

Partilha de imagens instantaneamente com quem aparece, passar a cores fotografias em preto e branco e transformar documentos fotografados automaticamente em PDF, foram as principais novidades apresentadas nesta aplicação que está disponível para todos os sistemas operativos Android.

É também graças ao reconhecimento de imagem que a Google vai adicionar à câmara uma opção em que, ao ver objetos e peças de roupa, consegue perceber o que são e até recomendar ao utilizador, através da Internet, onde adquiri-los.

A Inteligência Artificial ao serviço das pessoas

Algoritmos que conforme sejam mais utilizados aprendem a ser melhores para os utilizadores. A inteligência artificial já é uma realidade e a Google, como o Facebook na sua conferência para programadores na semana passada, deu-lhe um grande espaço e palco.

“A saúde é uma das principais indústrias que a IA vai mudar”, explicou Sundar Pichai, ao mostrar como esta tecnologia está a ser utilizada para ajudar as pessoas. Pichai mostrou como o Gboard, o teclado digital da Google, foi adaptado para código morse e como ajudou uma pessoa com dificuldade motoras a comunicar melhor com o marido.

O vídeo apresentado na conferência de arranque do I/O, em que Tania Finlayson mostra como comunica graças à tecnologia

Outra das funcionalidade mostradas foram as legendas automáticas melhoradas, que aparecem no Youtube, que agora vão conseguir perceber a voz de cada pessoa que fala e, mesmo quando falam ao mesmo tempo, vai perceptivelmente mostrar por escrito o que estão a dizer.

Além de ajudar quem mais precisa, a Google mostrou como, graças a esta tecnologia no Gmail (que tem um novo design desde o final de abril), os emails põem ser escritos mais rapidamente, com o sistema a completar frases automaticamente pelo utilizador consoante o assunto da mensagem.

Já pode experimentar o novo Gmail

FOMO controlado, o medo de não estar atualizado

FOMO, “Fear Of Missing Out” [Medo de Não Estar Atualizado, em português]. É o temor de não estar a par de todas as últimas novidades que chegam a cada minutos pelo dispositivos inteligentes. A Google falou deste fenómeno, que até é responsável por acidentes automóveis, e como a empresa tem responsabilidade em atenuar este problema.

FOMO, sabe o que é? Causa cada vez mais acidentes (sobretudo, entre jovens)

Para atenuar o FOMO, a Google vai disponibilizar no Android novas ferramentas para ajudar a reduzir o vício nos smartphones. Temporizadores para aplicações que avisam o utilizador de quanto tempo gasta por dia com o telemóvel e um novo modo que ativa automaticamente a ferramenta “Não Incomodar” (que bloqueia as notificações que se recebe quando a cada minuto), são as soluções apresentadas pela empresa.

Chama-se “sush” e foi feito a pensar em quem, numa refeição, deixa-se distrair com os toque do telemóvel que está em cima da mesa. Se ativado, basta pousar o telemóvel para, automaticamente, ativar o modo “Não Incomodar”.

Notícia, notícia! O Google Notícias mudou

“É mais importante do que nunca suportar o jornalismo”, disse Sundar Pichai, ao anunciar que o Google Notícias vai passar a utilizar inteligência artificial para mostrar temas e notícias feitos pelo media de informação. Com o novo Google News, a plataforma vai mostrar conteúdos que mais interessem ao utilizador consoante os interesse que têm na atualidade e o gosto do utilizador.

Recorrendo a uma nova opção, a “cobertura completa”, o Google News vai, a partir de uma notícia, mostrar o mesmo conteúdo tratado por outras fontes noticiosas.

Além disso, com a funcionalidade Newstand, a Google quer facilitar o login em sites de notícias. Como divulgado em comunicado: “Não é necessário preencher formulários, cartões de crédito ou novas passwords“.

Por fim, quanto a notícias, a empresa divulgou que vai lançar o “Subscribe with Google platform”, uma espécie de Spotify para jornais com conteúdos pagos, em que os utilizadores para a poder aceder a conteúdos subscritos.

Ferramentas para programadores

Afinal, é o I/O é uma conferências para programadores. Na conferência a empresa divulgou que vai disponibilizar o MLKit uma ferramenta para programadores poderem construir aplicações baseadas em Machine Learing para sistemas Android e iOS.

Além disso, a Google divulgou que o Android P, a próxima versão do sistema operativo móvel da empresa, já está disponível para teste, e utiliza novas funcionalidade de inteligência artificial.

Mapas melhorados que veem

Já teve um momento em que estava a utilizar o Google Maps para chegar a algum lado e teve de voltar para trás porque estava a caminhar na direção oposta? Se utiliza a aplicação para chegar a pé onde quer ir, provavelmente já passou por isto e a Google quer resolver isso. A solução: realidade aumentada.

Além de ir integrar o Google Assistant no Maps, que tem mais de mil milhões de utilizadores, a empresa vai permitir abrir a câmara a partir do Maps que, reconhecendo a rua, diz exatamente (com uma seta) para onde deve ir. Além disso, a câmara vai identificar edifícios e dizer quais são. Em suma, vai ser possível apontar para um monumento e o Maps diz qual é.

Ainda quanto ao Maps, a Google anunciou que a aplicação vai passar a mostrar quantos lugares livres estão no sítio para onde está a ir ao utilizar a app. Além disso, vai ter uma nova opção para mostrar o tempo que demora a chegar a um local com motos (atualmente, só é possível saber com um carro normal).

Se não viu a conferência de abertura do I/O 2018, pode ver no vídeo [inglês].