Era a imagem de um adeus mais do que anunciado: esta terça-feira, Rui Patrício pôs uma mochila às costas e apanhou sozinho um voo a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Nápoles, em Itália, seria o destino, disseram todos os jornalistas, jornais e meios de comunicação. O fim do vínculo de 16 anos que une o guarda-redes ao Sporting, contudo, não era uma novidade. A saída estava praticamente confirmada ainda antes das agressões na Academia, da invasão das garagens de Alvalade, das tochas no dérbi, da derrota da final da Taça e dos insultos dos adeptos.

Estava já a fazer testes médicos em Nápoles, disseram os jornais. A confirmação prende-se por horas. É o substituto de Pepe Reina. Vai defender as redes do antigo clube de Maradona, segundo classificado na edição da Serie A que agora terminou. Mas Rui Patrício fez questão de desmentir tudo e todos e mostrar que estava num sítio bem diferente.

O guarda-redes aproveitou o curto período de férias até se juntar aos restantes convocados de Fernando Santos para o Mundial da Rússia para descansar. O corpo e a mente. No Instagram, Rui Patrício revelou que está a 70 quilómetros de Frankfurt, na Alemanha, no centro espiritual Bhakti Marga, com o guru espiritual Sri Swami Vishwananda. Na rede social, partilhou uma fotografia com o guru e acrescentou a descrição “Just Love”, “apenas amor” em português.

View this post on Instagram

JUST LOVE #atmakriyayoga

A post shared by Rui Patricio (@rpatricio1) on

A presença do guarda-redes campeão da Europa por Portugal num retiro espiritual não é surpreendente. Em 2016, durante o Campeonato da Europa em França, o guru Sri Swami Vishwananda visitou o centro de estágio da Seleção portuguesa, em Marcoussis, e assistiu ao Portugal-Hungria da fase de grupos do torneio. No final do jogo, Rui Patrício ofereceu-lhe a camisola. O guru partilhou no Instagram um vídeo com o guarda-redes e revelou que o capitão sportinguista é praticante de Atma Kriya Yoga, uma técnica de meditação criada por Vishwananda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, o Diário de Notícias contava que Rui Patrício conheceu o guru através de Ricardo Peres, antigo treinador de guarda-redes da Seleção Nacional e até ao final da temporada treinador adjunto do Olympiacos e também ele praticante de Atma Kriya Yoga.

Sri Swami Vishwananda é descendente de uma família hindu e nasceu nas Ilhas Maurícias em 1978. Antes ainda de ser adulto, começou a ser procurado pela população local para aconselhamentos. Em 1998, numa altura em que a espiritualidade hindu se interessou pelas práticas cristãs, decidiu viajar até à Europa.

A mistura que fez entre o misticismo das duas religiões começou a atrair cada vez mais seguidores um pouco por todo o mundo. Hoje em dia, está baseado precisamente no centro espiritual onde Rui Patrício se encontra e é procurado por crentes de todas as religiões. Um retiro de sete dias no centro Bhakti Marga, orientado por Sri Swami Vishwananda, custa 2.850 euros.

Os penáltis, o 12.º melhor do mundo, as ameaças: Rui, mais um Patrício a sair a mal do Sporting