O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados passou a estar plenamente em vigor na União Europeia esta sexta-feira. Resumidamente? Mais direitos para os cidadãos e mais obrigações para as empresas, tudo para defender os nossos dados pessoais.
Apesar de ser um assunto sério, não é por isso que a Internet ia deixar de brincar com o assunto. Deixamos algumas partilhas, tweets e memes que utilizadores estão publicar neste dia. Brincadeiras que vão desde alusões a filmes como Star Wars ou Pulp Fiction até cartoons e breves orações.
A marca de preservativos Control aproveitou para também brincar com a nova lei.
https://www.facebook.com/Controlportugal/photos/a.147734045379618.33909.145731538913202/1066655093487504/?type=3
Este utilizador do Twitter aproveitou a música de Carly Rae Jepsen, “Call Me Maybe”, para mudar a letra e, a seguir à parte em que se dá o número de telefone, escreve que há consentimento de acordo com as novas normas do RGPD.
Hey I just met you
and this is crazy
But here's my number
so I, the data subject, has given explicit consent to the processing of this personal data for one or more specified purposes per article 9 section 2A of the General Data Protection Regulation (#GDPR) to call me maybe— John Egan (@jegania) May 24, 2018
A Igreja Católica em Inglaterra partilhou um tweet em que uma pessoa, depois de morrer, não pode entrar no céu porque São Pedro não encontra os dados e pergunta: “Tem a certeza que optou por continuarmos a ter os seus dados?”
of all the #GDPR content, this one amused us the most pic.twitter.com/tCLCA58fa6
— Catholic Church (@catholicEW) May 25, 2018
E há ainda quem replique uma espécie de oração de louvor aos dados.
Sou só eu que estou a achar isto uma ótima oportunidade para fazer um reset às centenas de informações inúteis que fui subscrevendo? #RGPDay pic.twitter.com/lKsXyLrrPG
— Daniela Azevedo (@DanielaPress) May 25, 2018
Ainda numa vaga espiritual, vários utilizadores têm partilhado esta imagem, de alguém a benzer-se, como a solução para esta nova fase legislativa que se inicia (o RGPD tem criado bastante problemas às empresas, havendo bastantes dúvidas sobre como será realmente aplicado).
Welcome to the #GDPR / #RGPD apocalypse zombie day! ???? #25May pic.twitter.com/UMiLLAbkOZ
— Ellie Frost ❄️ (@BIockBytch_) May 25, 2018
Em resposta ao Los Angeles Times ter deixado de permitir que os utilizadores europeus continuassem a ver a página online, este utilizador avisa o jornal que é advogado e os pode ajudar.
https://twitter.com/Somany_thingx/status/999935685057499136
Já este utilizador mostra uma lista de músicas no Spotify só com canções de amor a apelarem para que uma relação amorosa se mantenha, como ‘Let’s Stay Together’, de Al Green.
Quite possibly the best #GDPR thing I have seen. pic.twitter.com/9UEMI25TP3
— Matt Baldwin (@Coastmatt) May 25, 2018
O realizador do último filme do Star Wars também brincou com a situação e partilhou uma imagem do icónico genérico dos filmes da saga, mas em vez de ter a história, aparece que os termos de privacidade foram atualizados.
— Rian Johnson (@rianjohnson) May 24, 2018
Uma icónica imagem do ator Samuel L. Jackson, em Pulp Fiction, aplicada às novas regras.
SAY #GDPRday ONE MORE TIME !
..if you dare…????????????????#LOPD #ProtecciondeDatos #RGPD #RGPday #GPR pic.twitter.com/9ENkx6UD4o— CH (@chartcon) May 25, 2018
Mais um cartoon que está a ser muito partilhado. Um aluno pergunta à professora para que é que vai utilizar os dados que vai escrever no quadro.
Happy #GDPR day everyone! pic.twitter.com/4w4U4cayQk
— NotSoMagicMike (@WilkinsonJamesD) May 25, 2018
Esta nova versão da música “Santa Claus is Coming to Town”, em que na letra se diz que o Pai Natal faz uma lista e vai descobrir se as crianças foram ou não mal comportadas, é alterada a explicar que, por isso, está a não cumprir o novo regulamento.
Happy GDPR Day everyone, be sure to opt-in to Santa's list… ???? pic.twitter.com/n4990NP1cb
— The Alcohol Marketers???????????? (@AlcoholMarketer) May 25, 2018
Um meme do primeiro filme do Star Wars. Em vez de Obi-Wan Kenobi sentir uma perturbação na Força depois de a Estrela da Morte ter destruído o planeta Alderaan, sente que a, partir desta sexta-feira, “milhões” empresas deixaram de poder fazer marketing.
Happy GDPR day! This is our favourite.. pic.twitter.com/6BBM0OBPYL
— Candour (@candouragency) May 25, 2018
Um meme que tem tido bastante sucesso de uma série americana, a brincar com a situação de muitas empresas terem, com medo dos efeitos do RGPD, enviado emails a pedir para continuarem a enviar emails.
This is my favorite. #GDPRday pic.twitter.com/fQrz2K6NHQ
— Whitney Merrill (@wbm312) May 25, 2018
“Conhece um bom consultor de RGPD? Resposta: Sim. Pode-me dar o e-mail? Resposta: Não.”
Saw this and had to share. #GDPRday pic.twitter.com/jjbsc5L8pP
— Rachel (@ElRacha1) May 24, 2018
Achava que eram chatos os e-mails a pedir consentimento para continuar a receber mais e-mails. Imagine chegar ao seu frigorífico a pedir consentimento para utilizar dados pessoais.
waking up to my fridge GPDRing me pic.twitter.com/H4UXOl7WxB
— Eugene Zaikonnikov???????? ✊✌️ (@varjag) May 21, 2018