O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados passou a estar plenamente em vigor na União Europeia esta sexta-feira. Resumidamente? Mais direitos para os cidadãos e mais obrigações para as empresas, tudo para defender os nossos dados pessoais.

Apesar de ser um assunto sério, não é por isso que a Internet ia deixar de brincar com o assunto. Deixamos algumas partilhas, tweets e memes que utilizadores estão publicar neste dia. Brincadeiras que vão desde alusões a filmes como Star Wars ou Pulp Fiction até cartoons e breves orações.

A marca de preservativos Control aproveitou para também brincar com a nova lei.

https://www.facebook.com/Controlportugal/photos/a.147734045379618.33909.145731538913202/1066655093487504/?type=3

Este utilizador do Twitter aproveitou a música de Carly Rae Jepsen, “Call Me Maybe”, para mudar a letra e, a seguir à parte em que se dá o número de telefone, escreve que há consentimento de acordo com as novas normas do RGPD.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Igreja Católica em Inglaterra partilhou um tweet em que uma pessoa, depois de morrer, não pode entrar no céu porque São Pedro não encontra os dados e pergunta: “Tem a certeza que optou por continuarmos a ter os seus dados?”

E há ainda quem replique uma espécie de oração de louvor aos dados.

Ainda numa vaga espiritual, vários utilizadores têm partilhado esta imagem, de alguém a benzer-se, como a solução para esta nova fase legislativa que se inicia (o RGPD tem criado bastante problemas às empresas, havendo bastantes dúvidas sobre como será realmente aplicado).

Em resposta ao Los Angeles Times ter deixado de permitir que os utilizadores europeus continuassem a ver a página online, este utilizador avisa o jornal que é advogado e os pode ajudar.

https://twitter.com/Somany_thingx/status/999935685057499136

Já este utilizador mostra uma lista de músicas no Spotify só com canções de amor a apelarem para que uma relação amorosa se mantenha, como ‘Let’s Stay Together’, de Al Green.

O realizador do último filme do Star Wars também brincou com a situação e partilhou uma imagem do icónico genérico dos filmes da saga, mas em vez de ter a história, aparece que os termos de privacidade foram atualizados.

Uma icónica imagem do ator Samuel L. Jackson, em Pulp Fiction, aplicada às novas regras.

Mais um cartoon que está a ser muito partilhado. Um aluno pergunta à professora para que é que vai utilizar os dados que vai escrever no quadro.

Esta nova versão da música “Santa Claus is Coming to Town”, em que na letra se diz que o Pai Natal faz uma lista e vai descobrir se as crianças foram ou não mal comportadas, é alterada a explicar que, por isso, está a não cumprir o novo regulamento.

Um meme do primeiro filme do Star Wars. Em vez de Obi-Wan Kenobi sentir uma perturbação na Força depois de a Estrela da Morte ter destruído o planeta Alderaan, sente que a, partir desta sexta-feira, “milhões” empresas deixaram de poder fazer marketing.

Um meme que tem tido bastante sucesso de uma série americana, a brincar com a situação de muitas empresas terem, com medo dos efeitos do RGPD, enviado emails a pedir para continuarem a enviar emails.

“Conhece um bom consultor de RGPD? Resposta: Sim. Pode-me dar o e-mail? Resposta: Não.”

Achava que eram chatos os e-mails a pedir consentimento para continuar a receber mais e-mails. Imagine chegar ao seu frigorífico a pedir consentimento para utilizar dados pessoais.