O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reconheceu, à TSF, que há efeitos limitados na criação de emprego com a medida para autorização de residência a estrangeiros. Contudo, na mesma entrevista, o Santos Silva afirmou que a política implementada pelo antigo executivo, têm um papel importante na economia.

“Infelizmente é verdade que, no que diz respeito à terceira razão pela qual pode ser concedida autorização – projetos de investimento com criação de postos de trabalho – , essa razão tem sido usada residualmente”, disse Santos Silva. “Este instrumento é útil, tem um efeito limitado, mas útil”, adiantou ainda o ministro, confirmando que todos pedidos têm seguido as regras, afirmando que não dispõe de informação sobre evasão fiscal ou mais criminalidade devido a este regime.

O Bloco de Esquerda vai apresentar esta quinta-feira uma proposta de lei para acabar com os vistos gold. Segundo os bloquistas, em fevereiro e março, em mais de cinco mil pedidos, apenas nove criaram emprego. José Manuel Pureza, vice-presidente da assembleia da república e deputado pelo BE, afirmou ao DN que os vistos gold, além de serem uma das causas da especulação imobiliária, são responsáveis por “práticas de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, e a outros ilícitos fiscais e criminais”.

Bloco quer fim dos vistos gold e diz que, de mais de 5 mil, apenas 9 criaram emprego

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR