“Benfica? Pelos vistos já assinei pelo Benfica”, ironizou Bruno Fernandes, médio do Sporting, à chegada da Seleção Nacional após a participação no Campeonato do Mundo na Rússia, no dia seguinte à derrota com o Uruguai por 2-1 nos oitavos de final. Nesse dia, a 1 de julho, curiosamente no 112.º aniversário do seu clube, as partes tinham desbloqueado a maioria das condições para que a rescisão de contrato fosse revogada; no entanto, a possível mudança para a Luz foi mesmo uma possibilidade.

Bruno Fernandes: “É possível ficar no Sporting”

Rebobinando o filme, o jogador contratado no Verão de 2017 pelos leões, naquela que foi a terceira contratação mais cara de sempre da SAD verde e branca, conseguiu ser um dos principais destaques da equipa, sendo mesmo nomeado na semana passada o melhor jogador do último Campeonato Nacional. Todavia, o ataque na Academia acabou por mudar por completo a perspetiva que tinha inicialmente de continuar no Sporting e o único vídeo partilhado no balneário da equipa após a invasão de cerca de 50 adeptos de cara tapada tinha mesmo o jogador a dizer “Foi um prazer estar com vocês”, naquela que foi interpretada por todos como uma despedida. Nesse dia, Bruno Fernandes esvaziou o cacifo e não pensava voltar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Acordo com a sensação de que estou a levar chapadas”. As 6 frases inéditas na carta de rescisão de Bruno Fernandes

Estávamos em maio. No primeiro dia de junho, Rui Patrício e Daniel Podence avançaram com as rescisões unilaterais de contrato, William Carvalho esteve perto de fazer o mesmo mas acabou por adiar essa intenção depois de um contacto dos dirigentes da SAD com o empresário, Pere Guardiola, para negociar o jogador. Os dias foram avançando e a maior preocupação no Sporting já nem era o médio campeão europeu de seleções em 2016 mas sim Bruno Fernandes e Gelson Martins. Até mais Bruno Fernandes, pelo interesse que os responsáveis leoninos sabiam existir do outro lado da Segunda Circular.

Bruno Fernandes, William e Gelson rescindem com o Sporting

A Seleção Nacional fez particulares com a Tunísia, a Bélgica e a Argélia, seguiu para a localidade russa de Kratovo num sábado e os três internacionais portugueses do Sporting rescindiram na segunda-feira, dia 11. Ato contínuo, Luís Filipe Vieira, durante uma Assembleia Geral do Benfica na madrugada seguinte em que viu o orçamento aprovado com cerca de 80% num universo de quase mil votantes, admitiu a possibilidade de “atacar” os jogadores que tinham revogado o vínculo com o rival. “Vou fazer uma pequena loucura que se calhar não devia. Mas vou. Há 25 anos brincaram connosco, mas não brincam mais”, atirou, recordando o Verão Quente de 1993, quando os leões desviaram da Luz por salários em atraso Paulo Sousa e Pacheco.

Fugas para local incógnito, viagens de madrugada, namoros sem casamento: os bastidores do Verão Quente de 1993

Os números em cima da mesa eram tentadores. Até demasiado tentadores. Não só pelo prémio de assinatura altíssimo que foi apresentado mas também pelo salário que estaria a ser equacionado. Mas houve dois momentos que acabaram por congelar uma eventual troca: o peso que teria ao tomar uma iniciativa do género e uma conversa no Mundial que foi mantida por intermediários da nova SAD do Sporting, já depois da destituição de Bruno de Carvalho da presidência em Assembleia Geral. Para consumar a continuidade em Alvalade surgiram números igualmente tentadores. Até demasiado tentadores. E acabou por confirmar-se aquilo que há algum tempo já se percebia – Patrício já se tinha comprometido com o Wolverhampton, admitindo um acordo entre clubes para resolver o diferente da rescisão; William Carvalho admitia deixar cair a revogação do seu vínculo mas apenas se fosse vendido neste mercado; Gelson Martins colocava como única hipótese de ficar nos leões não receber nenhuma proposta de uma liga estrangeira que fosse do seu agrado; Bruno Fernandes revelou que, com as devidas condições indispensáveis cumpridas, gostaria de fazer mais um ano no Sporting e depois, se a oportunidade surgisse, ser vendido.

Acabou o Mundial, chegam as decisões: o que vai acontecer aos internacionais que rescindiram com o Sporting

Ao saber de tudo o que estava em causa e como forma de recompensar o jogador pela temporada que tinha feito, os novos administradores da SAD “investiram” ao máximo na permanência de Bruno Fernandes e alcançaram mesmo esse objetivo de segurar o jogador, mediante uma proposta a rondar o dobro do que recebia: os cerca de 900 mil euros por época que terá recebido no primeiro ano em Alvalade deverão transformar-se em quase dois milhões de euros, num encargo global de quatro milhões para a sociedade verde e branca. E tudo deverá ser conhecido esta terça-feira, em Alvalade.

O rapaz que sonha muito antes dos jogos e reclama a dormir que lhe passem a bola

A SAD do Sporting marcou para as 12 horas um “evento da SAD que terá lugar no relvado do estádio José Alvalade”. Tudo aponta para que o médio seja alvo de uma espécie de reapresentação pelos leões, mas as novidades, amanhã ou durante a semana, não deverão ficar por aqui: como o Observador tinha escrito na semana passada, além de Nani e André Moreira, Vietto, avançado do Atl. Madrid, é uma das surpresas que está a ser tentada pelos responsáveis verde e brancos. Há ainda mais um avançado além de Paco Alcácer (que parece ser um objetivo mais complicado) que não caiu ainda da lista de possibilidades: Slimani.

Nani e André Moreira a chegar, William e Gelson a partir: Espanha é o mercado do Sporting

No polo contrário, e depois de Rui Patrício ter assinado pelo Wolverhampton e Daniel Podence ter sido confirmado nos gregos do Olympiacos, Gelson Martins (Atl. Madrid) e William Carvalho (Betis) estarão a caminho do Campeonato espanhol, ao passo que Rúben Ribeiro tem em mãos uma proposta do Nantes do português Miguel Cardoso. Bas Dost, Battaglia e Rafael Leão, que tem sido sondado por clubes ingleses, espanhóis e alemães, são os outros três jogadores que rescindiram.