A agenda preenchida da Rainha Isabel II foi a justificação oficial avançada para a ausência da monarca no batizado do príncipe Louis, há uma semana, mas isso não significa que a rainha não apareça na habitual fotografia oficial da cerimónia. Como? Através de um retrato pintado a óleo por Michael Noakes, entre 1972 e 1973.

Na fotografia oficial do batizado do filho mais novo de William e Kate, revelada pelo Palácio de Kensington, Isabel II surge num retrato na Sala da Manhã, em Clarence House, numa moldura colocada acima do ombro de Michael Middleton, como se estivesse a observar de perto as várias gerações da família. As fotografias foram tiradas pelo fotógrafo Matt Holyoak, que quis incluir a Rainha na imagem, onde estão presentes, além das figuras habituais, os novos membros da família: Meghan Markle e o marido de Pippa Middleton, James Matthews.

O princípe Louis foi batizado na Capela Real do Palácio de St James, em Londres, no dia 9 de julho. A Rainha e o duque de Edimburgo ficaram de fora das celebrações, tendo o Palácio de Kensington anunciado a ausência de Isabel II devido à sua agenda preenchida  — especialmente com a visita de Donald Trump — e não por questões de saúde. A Rainha, recorde-se, esteve presente nos batizados de George e Charlotte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta não é a primeira vez que um membro da família real não marca presença em cerimónias como os batizados. Em 2015, o príncipe Harry não esteve no batizado da princesa Charlotte por se encontrar numa missão em África. As fotografias oficiais do batizado do príncipe Louis foram publicadas esta segunda-feira. Numa delas, Kate aparece sorridente com o bebé ao colo.