O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu na quarta-feira a ideia de que os EUA e a União Europeia (UE) devem abolir tarifas, barreiras e subsídios nas trocas comerciais entre os dois países.
A União Europeia está a chegar a Washington amanhã para negociar um acordo sobre o comércio. Eu tenho uma ideia para eles. Tanto os EUA como a UE devem deixar cair todas as tarifas, barreiras e subsídios! A isso chamar-se-ia finalmente mercado livre e comércio justo! Espero que o façam, nós estamos prontos – mas eles não o vão fazer!”, escreveu o chefe de Estado norte-americano na rede social Twitter.
The European Union is coming to Washington tomorrow to negotiate a deal on Trade. I have an idea for them. Both the U.S. and the E.U. drop all Tariffs, Barriers and Subsidies! That would finally be called Free Market and Fair Trade! Hope they do it, we are ready – but they won’t!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 25, 2018
A publicação surge antes de Donald Trump receber o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que visita esta quarta-feira os Estados Unidos, onde irá reunir-se com o Presidente norte-americano.
Na segunda-feira, um porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, considerou a reunião como uma ocasião para “desdramatizar” qualquer tensão comercial entre as duas partes.
As relações comerciais entre Bruxelas e Washington estão tensas, não só devido às taxas alfandegárias impostas pelos EUA às importações de aço e alumínio — e já retaliadas pelo bloco europeu –, mas também pela ameaça de Donald Trump de aplicar tarifas às importações de automóveis oriundas da UE, caso os representantes comunitários não negoceiem de “boa-fé” na visita à Casa Branca.