O que se faz depois de a empresa que se lidera ser a primeira a conseguir uma valorização em bolsa de um bilião (um milhão de milhões) de dólares, cerca de 860 mil milhões de euros? Envia-se um e-mail a todos os colaboradores. Foi o que aconteceu na Apple. Atingida essa meta esta quinta-feira, o presidente executivo Tim Cook lembrou Steve Jobs, elogiou a marca e escreveu a agradecer a todos os empregados e clientes.

Apple torna-se a primeira empresa norte-americana a valer um 1 bilião (1.000.000.000.000) de dólares

“Equipa, a Apple passou hoje um marco importante. No fecho [da bolsa] o preço de cada ação era de 207,39 dólares [179,99 euros], e a bolsa de valores valoriza a Apple em mais de um bilião de dólares”, começa por escrever no email o executivo. Para Cook, os resultados demonstram “a inovação da Apple”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois dedica o feito aos funcionários da empresa: “São vocês, a nossa equipa, que fazem a Apple grandiosa e o nosso sucesso foi devido ao vosso trabalho árduo, dedicação e paixão”. E deixa o agradecimento direto: “Quero-vos agradecer do fundo do meu coração por todas as horas extra, por todas as vezes que se recusaram a aceitar algo menos que a excelência no nosso trabalho juntos.”

Ainda no e-mail, o presidente executivo lembra o icónico fundador da Apple, Steve Jobs, que morreu com cancro em 2011, por duas vezes: “O Steve fundou a Apple baseado na crença que o poder da criatividade humana pode resolver até os maiores desafios e que as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo são as que o mudam”.

No fim, diz: “Como o Steve fazia em momentos como este, devemos todos ansiar pelo futuro promissor da Apple e pelo trabalho que vamos fazer juntos”.

A Apple tornou-se nesta quinta-feira a primeira empresa a conseguir uma valorização em bolsa superior a um bilião de dólares (o equivalente a pouco mais de 860 mil milhões de euros). O feito foi conseguido depois de a empresa anunciar um segundo trimestre com receitas de 53,3 mil milhões de dólares (cerca de 45 mil milhões de euros).

Apple cada vez mais perto de valer um milhão de milhões

Leia, na íntegra, como divulgado pelo Buzz Feed News, o e-mail (traduzido) de Tim Cook aos funcionários da Apple:

“Equipa,

A Apple passou hoje um marco importante. No fecho [da bolsa] o preço de cada ação era de 207,39 dólares [179,99 euros], e a bolsa de valores valoriza a Apple em mais de 1 bilião de dólares. Apesar de termos muito com que nos orgulharmos com esta conquista, esta não é a medida mais importante do nosso sucesso. Os resultados financeiros são consequência da inovação da Apple, ao pôr os nossos produtos e consumidores primeiro e ser sempre fiel aos nossos valores.

São vocês, a nossa equipa, que fazem a Apple grandiosa e o nosso sucesso foi devido ao vosso trabalho árduo, dedicação e paixão. Estou bastante sensibilizado pelo que fazem e é um privilégio de uma vida trabalhar ao vosso lado. Quero-vos agradecer do fundo do meu coração por todas as horas extra, por todas as vezes que se recusaram a aceitar algo menos que a excelência no nosso trabalho juntos.

Vamos aproveitar este momento para agradecer aos nossos clientes, aos nossos fornecedores e parceiros de negócio, à comunidade de programadores da Apple, aos nossos colegas de trabalho e a todos os que estiveram antes de nós nesta notável empresa.

O Steve fundou a Apple baseado na crença que o poder da criatividade humana pode resolver até os maiores desafios e que as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo são as que o mudam. No mundo de hoje em dia, a nossa missão é mais importante que nunca. Os nossos produtos não só criam momentos de surpresa e alegria, como capacitam pessoas em todo o mundo a enriquecerem as suas vidas e as vidas de outros.

Como o Steve fazia em momentos como este, devemos todos ansiar pelo futuro promissor da Apple e pelo trabalho que vamos fazer juntos.

Tim”

[Versão original, em inglês]

“Team,

Today Apple passed a significant milestone. At our closing share price of $207.39, the stock market now values Apple at more than $1 trillion. While we have much to be proud of in this achievement, it’s not the most important measure of our success. Financial returns are simply the result of Apple’s innovation, putting our products and customers first, and always staying true to our values.

It’s you, our team, that makes Apple great and our success is due to your hard work, dedication and passion. I am deeply humbled by what you do, and it’s the privilege of a lifetime to work alongside you. I want to thank you from the bottom of my heart for all the late hours and extra trips, all the times you refuse to settle for anything less than excellence in our work together.

Let’s take this moment to thank our customers, our suppliers and business partners, the Apple developer community, our coworkers and all those who came before us at this remarkable company.

Steve founded Apple on the belief that the power of human creativity can solve even the biggest challenges — and that the people who are crazy enough to think they can change the world are the ones who do. In today’s world, our mission is more important than ever. Our products not only create moments of surprise and delight, they empower people all around the globe to enrich their lives and the lives of others.

Just as Steve always did in moments like this, we should all look forward to Apple’s bright future and the great work we’ll do together.

Tim”