Os alojamentos turísticos em Portugal tiveram mais 6,4 milhões de dormidas no ano passado, um aumento quase todo justificado pelo número de turistas estrangeiros, cuja maior parte continua a chegar do Reino Unido, mas o maior crescimento verificou-se entre os turistas oriundos da Alemanha. Aumento do número de turistas levou a aumento de 21,5% no número de estabelecimentos, desde a hotelaria ao alojamento local.

O turismo em Portugal voltou a registar um crescimento expresso no ano passado, com o número de hóspedes a aumentar de 21,3 para 24,3 milhões, ou seja, houve mais 2,8 milhões de hóspedes nos alojamentos turísticos em Portugal em 2017 do que havia acontecido em 2016.

Esta aumento expressivo traduziu-se num aumento dos proveitos de cerca de  577 milhões de euros, para um total de 3,7 mil milhões de euros no ano passado.

O aumento do hóspedes (12,8%) e do número de dormidas (10,8%) foi acompanhado de um aumento da capacidade. O número de estabelecimentos turísticos (hotelaria, turismo rural e de habitação e alojamento local) aumentou 21,5% e a capacidade de alojamento em 5,8%.