Uma pessoa está desaparecida e 1.600 pessoas, incluindo crianças e turistas, foram retirados de helicóptero de cinco parques de campismo, devido às chuvas torrenciais que provocaram cheias na região de Gard, no sul de França, avançou a Associated Press.
Os parques foram evacuados por centenas de bombeiros devido ao aumento do caudal dos rios. O campista que está desaparecido é um cidadão alemão de 70 anos, que terá sido levado pelas águas enquanto tentava fugir na sua carrinha. As autoridades continuam à sua procura.
Segundo o governo de Gard, quatro crianças alemãs foram hospitalizadas em hipotermia, na cidade de Bagnols-sur-Ceze, junto ao rio Ceze. Mais sete pessoas ficaram feridas sem gravidade.
O Presidente da Câmara de Bagnols, Jean-Yves Chapelet, disse a um órgão de comunicação local que muitos turistas holandeses estavam entre os campistas resgatados na cidade. Já na região perto de Saint-Julien-de-Peyrolas, 119 crianças foram enviadas para um abrigo de emergência.
Mais de 400 bombeiros e polícias, muitos enviados de outras regiões, ajudaram nas evacuações, recorrendo a helicópteros para localizar os acampamentos e ocasionalmente nos resgates. Várias estradas na região permaneciam cortadas ao início da noite. As autoridades adiantaram que a água levaria algum tempo a recuar, apelando às pessoas para que se mantivessem vigilantes.
#inondations 160 personnes évacuées sur la commune de Saint Julien de Peyrolas. Sur place, les secours poursuivent les recherches. #Intemperies #AlerteMeteo #Gard #Orages pic.twitter.com/HlcIyYZs4e
— viàOccitanie (@viaOccitanieTV) August 9, 2018
Um utilizador do Twitter filmou o centro da região de Aubagne, no sul de França, completamente inundada.
Amis parisiens qui attendez la pluie, venez donc faire un tour du côté d’Aubagne vers Marseille ! Ici, on est à la fraîche. ✌???? pic.twitter.com/E1RA7UyF6V
— Mathieu Grapeloup (@Mat_Grapeloup) August 9, 2018
Outro utilizador registou violenta queda de granizo em Aubagne ao princípio do dia.
Intense severe hailstorm hit Aubagne (13), southern France minutes ago! Report: @MeteoExpress pic.twitter.com/Vr84IoeWiF
— severe-weather.EU (@severeweatherEU) August 9, 2018
(em atualização)