O Presidente francês, Emmanuel Macron, saudou a decisão do Presidente da República Democrática do Congo (RD Congo), Joseph Kabila, de não se recandidatar nas eleições presidenciais de 23 de dezembro, anunciou esta quinta-feira o Palácio do Eliseu. Emmanuel Macron “presta homenagem à ação do Presidente Kabila pela unidade e integridade da República Democrática do Congo”, indica o comunicado da Presidência francesa, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

“Juntamente com os seus parceiros e, em particular, com a União Africana, organizações regionais e países vizinhos, a França está pronta para acompanhar os esforços das autoridades da RD Congo para realizarem eleições livres, transparentes e inclusivas a 23 de dezembro”, refere a nota do Eliseu.

Na quarta-feira, o Presidente da RD Congo, Joseph Kabila, nomeou o antigo ministro do Interior Emmanuel Ramazani Shadary, como candidato pelo Partido Popular pela Reconstrução e Democracia nas eleições presidenciais.

No mesmo dia, a diplomacia francesa saudou a “decisão histórica na África Central”, pedindo “respeito pelos marcos que levarão às eleições de 23 de dezembro a concretizarem-se da melhor forma possível”. Segundo a Comissão Eleitoral Independente, até ao momento, 23 candidatos apresentaram as suas candidaturas para as eleições presidenciais na República Democrática do Congo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR