Depois de a Amazon ter anunciado que a partir de 2019 vai transmitir 20 jogos da Premier League, também o Facebook traz novidades no mundo dos direitos televisivos de futebol. A empresa anunciou que, a partir desta sexta-feira e durante as próximas três épocas, os jogos da La Liga, o campeonato de futebol espanhol, vão ser transmitidos exclusivamente e de forma gratuita na rede social para a população da Índia, Afeganistão, Bangladesh, Butão, Nepal, Maldivas, Sri Lanka e Paquistão.

Os direitos televisivos da liga espanhola pertenciam anteriormente à Sony Pictures Network, que pagou um total de 32 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros) para transmitir os jogos entre 2014 e 2018. De acordo com a agência Reuters, ainda não se sabe os valores nem os termos do acordo estabelecido entre a La Liga e o Facebook.

Um dos nossos objetivos nos últimos dois anos foi oferecer conteúdo para uma audiência mais vasta, por isso trabalhar com plataformas grátis como o Facebook, que tem 270 milhões de utilizadores na Índia, é essencial para nós”, disse Alfredo Bermejo, chefe de estratégia digital da La Liga.

Só nas regiões que vão poder ver os 380 jogos agendados na rede social há 348 milhões de utilizadores registados.  A aventura do Facebook no desporto começou em 2017, quando a empresa conseguiu transmitir semanalmente jogos da liga principal de baseball nos Estados Unidos. Mais recentemente, a empresa conseguiu um acordo com a Eleven Sports que permite a transmissão de um jogo da La Liga e da Série A (liga italiana) por semana na sua plataforma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o responsável pelas transmissões desportivas do Facebook, a disponibilização dos jogos da liga espanhola será, numa primeira fase, livre de publicidade, estando a empresa a considerar “a melhor maneira de a implementar no futuro”. O executivo acrescentou que este acordo “não é algo que seja uma grande ameaça para o mundo do broadcasting, ainda que os responsáveis estejam preocupados com a chegada dos meios digitais aos direitos televisivos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a Amazon vai começar a transmitir 11 jogos do “Thursday Night Football”. Também na China os jogos da NBA são transmitidos online no Tencent.