Um sismo de magnitude 6.0 foi sentido no Irão já na madrugada deste domingo (pelas 2h45 da manhã), quando eram ainda 23h13 em Lisboa. De acordo com a agência de notícia Reuters, o sismo registou-se a cerca de 88 quilómetros a noroeste de Kermanshah, cidade ocidental que fica junto à fronteira com o Iraque.
O centro sismológico norte-americano está a avaliar a intensidade do sismo como 6.0 na escala de Richter, tendo o epicentro sido a 10 quilómetros de profundidade. O tremor de terra foi sentido em Bagdad, capital iraquiana e, de acordo com a agência de notícias Tasnim, ao abalo inicial seguiram-se duas réplicas de 3.0 na escala de Richter.
Não há, para já, nenhuma indicação sobre feridos ou danos materiais.
#BREAKING: U.S. Geological Survey reports a magnitude 6.0 earthquake has hit 26 km SW of Javanrud, Iran at a depth of 10.0 km: https://t.co/Itd1oOSbaT pic.twitter.com/jIUGtF98nm https://t.co/Y4Ar4VC4it pic.twitter.com/Fqgfi116ZS
— ClimateChaos (@ClimateChaosBot) August 25, 2018
Só no último mês, vários sismos mais pequenos fizeram-se sentir no Irão. No final de julho, um abalo de magnitude 4.1 fez-se sentir na província de Lorestan, também junto à fronteira com o Iraque. Nessa altura, 19 pessoas ficaram feridas.
Em novembro, contudo, um sismo de magnitude 7.3 atingiu cidades e vilas junto àquela mesma província de Kermansheh, matando pelo menos 530 pessoas e ferindo milhares de outras. Foi o tremor de terra mais mortal registado no Irão na última década.